Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estudo da UFPEL revela que uso de adoçantes é maior entre idosos e mulheres

Resultado da pesquisa, publicada na última edição da revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, indica que 19% da população consome adoçantes

Já há alguns anos, os adoçantes deixaram de ser consumidos apenas por pessoas com restrições à ingestão de açúcar e passaram a fazer parte do dia a dia de muitos. Para avaliar a utilização destes produtos, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) consultaram 2.732 pessoas. O resultado do estudo, publicado na última edição da revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, indica que 19% da população consome adoçantes e entre estes consumidores, a grande maioria é composta por idosos.

— A idade é uma característica que pode exercer influência sobre o uso de dietéticos de maneira diferente, conforme o grupo etário. Indivíduos mais jovens, geralmente, utilizam adoçantes para manutenção do peso ou simplesmente para acompanhar o hábito de familiares. À medida que a idade aumenta, a motivação para a utilização muda, sendo, então, a perda de peso e também a presença de doenças as principais razões — comentam os estudiosos no artigo publicado.

Em relação à saúde, cerca de 10% dos participantes relatou ser portador de diabetes e 36,7% eram hipertensos e, entre estes, o uso dos produtos é mais de duas vezes maior do que entre as pessoas sem estes problemas. Dados referentes ao sexo revelaram que o consumo é mais frequente entre as mulheres (22,7% ), o que poderia estar ligado ao desejo de perder peso.

— As mulheres estão cada vez mais pressionadas a fazer dieta e acabam por submeterem-se a restrições alimentares rígidas, a fim de atingir um padrão estético socialmente imposto — dizem os pesquisadores.

Outros resultados da pesquisa:

:: O consumo de adoçantes é 30% maior entre indivíduos com 12 anos ou mais de estudo;

:: 98% dos usuários relataram utilizam adoçante na forma líquida;

:: Os edulcorantes artificiais (sacarina sódica e ciclamato de sódio) são os mais utilizados — 90%;

:: Em média, a quantidade ingerida em uma porção é de seis gotas e, quando em pó, de um sachê e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário