Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Portugal: Ecografia prostática transrectal

O exame indispensável para detectar o cancro da próstata

Uma ecografia é um método de estudo e diagnóstico em que se registam os ecos produzidos pelos ultra-sons quando estes passam através de uma dada estrutura do organismo.

Numa ecografia transrectal, essa estrutura do organismo é o recto. E, neste caso, chama-se «prostática» uma vez que o objectivo é obter informações sobre a próstata.


Se é homem, esta informação é para si. Mesmo que ainda não tenha lá chegado, poderá ser-lhe muito útil quando se aproximar dos 50 anos.

Em que consiste

Após a lubrificação do recto com um gel específico, é introduzida uma sonda que permite visualizar imagens da próstata num monitor.

Quem precisa de fazer este exame

Se é homem, o seu médico pedir-lhe-á que faça uma ecografia deste tipo se suspeitar que pode ter alguma alteração ou anomalia na próstata, nomeadamente com base nos em valores elevados de uma componente do sangue chamada PSA.

Assim sendo, este é um exame que «normalmente, é precedido por um exame ao sangue para determinar o nível de PSA, uma proteína que se encontra aumentada na maioria dos casos de cancro da próstata», explica Hélder Monteiro, director do serviço de Urologia do Hospital Egas Moniz, em Lisboa.

O exame ao PSA deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos ou antes, de acordo com a indicação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário