Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Portugal: Jovem cientista português criou o primeiro fígado em laboratório

Um investigador português criou o primeiro fígado em laboratório e está já a dar os primeiros passos para conseguir transplantá-lo, tendo conseguido nos últimos meses ultrapassar uma das principais barreiras: a expansão do número de células in vitro. Pedro Baptista, com 33 anos, lidera uma equipa no Wake Forest Institute for Regenerative Medicine, nos EUA, que desenvolveu o primeiro fígado em laboratório, um órgão ainda pequeno para investigação.

Segundo declarações à agência Lusa, Pedro Baptista encontra-se muito satisfeito com os progressos que a investigação teve este ano, estando já a começar o processo de transplante em ratos.“O número de células humanas que temos disponível é reduzido. Estamos a expandir células in vitro para a quantidade monstra que é necessária para os humanos”, afirmou.

Por enquanto a experiência é feita com um fígado pequenino, mas se tudo continuar a correr bem em breve os investigadores pensam começar a fazer testes com fígados para transplante humano.O cientista prevê que, ao ritmo que correm as investigações, dentro de cinco a dez anos seja possível fazer estes transplantes.

http://www.hospitaldofuturo.com/projectupdates/jovemcientistaportuguescriouoprimeirofigadoemlaboratorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário