Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco

A umidade relativa do ar em São Paulo chegou a 12% nesta segunda-feira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O tempo seco causa danos à saúde, desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórios.

arte Folha de S.Paulo/arte Folha de S.Paulo


O índice é o mais baixo do ano. A cidade está em estado de alerta desde as 13h30, quando a umidade chegou a 18%.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Enquanto durar o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 10h às 16h e aconselha a ingestão de bastante líquidos para evitar desidratação.

Para evitar ou minimizar os problemas, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.

As crianças e os idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados pela baixa umidade do ar.

O acúmulo de poeira pode desencadear problemas alérgicos, por isso é importante manter a higiene doméstica. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a ter uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores.

Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiológico.

A pele também merece atenção especial. Banhos com água muito quente provocam ressecamento --o uso de hidratante ajuda a manter a pele saudável.

Também tiveram baixa umidade do ar Goiânia (GO) --com 12%--, Belo Horizonte (MG) --com 19%--, Campo Grande (MS) e Palmas (TO) --ambas com 22%--, Curitiba (PR) --com 24%-- e Cuiabá (MT) --com 28%.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário