Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Escovar os dentes à noite é mais importante

A escovação noturna diminui a perda mineral em 58% e ajuda a remineralizar perdas que acontecem ao longo do dia

Pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Fop (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) da Unicamp constataram que a escovação noturna é a mais importante e deve ser feita de forma mais minuciosa.

O estudo de mestrado é de autoria de Sandro Carvalho Kusano e conta com a colaboração dos professores Jaime Cury e Altair Del Bel Cury e orientação da professora Lívia Maria Andaló Tenuta.

De acordo a orientadora, durante a noite existe uma diminuição no fluxo de saliva, o que permite que o flúor do creme dental fique na boca por mais tempo e, consequentemente, garanta maior proteção.

“Durante o dia, a alimentação acaba fazendo com que o flúor não permaneça durante muito tempo na boca”, explica. A pesquisa mostrou que escovar os dentes no período diurno reduz em 42% a perda mineral do esmalte do dente.

Já a escovação noturna diminui a perda mineral em 58% e ajuda a remineralizar perdas que acontecem ao longo do dia.

Se a escovação noturna é a mais importante, também é fundamental manter a higiene bucal durante o dia. “Uma maior frequência de escovação com dentifrício fluoretado resulta em maior efeito preventivo”, explica Lívia. 

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário