Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Programa de farmácia popular do governo chega a 70% dos municípios mais pobres

Presidente diz que falta de médicos ainda é um grande desafio da saúde no país

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (5) que o programa Aqui Tem Farmácia Popular está presente em 70% dos municípios mais pobres do país.

O objetivo é oferecer medicamentos com desconto ou de graça em farmácias e drogarias em mais de 20 mil estabelecimentos cadastrados em 3.000 cidades brasileiras. No início do ano, eram 15 mil farmácias credenciadas.

- O custo dos remédios pesa mais no bolso das famílias mais pobres, por isso eu solicitei ao Ministério da Saúde que ampliasse o número de farmácias nas cidades mais pobres. E nós estamos chegando lá. A rede Aqui Tem Farmácia Popular já está em 70% destes municípios.

Dilma citou durante o programa oficial de rádio Café com a Presidenta que, em agosto, 2,68 milhões de pessoas receberam de graça remédios para hipertensão e diabetes.

Ela disse também que um grande desafio da saúde pública no país é a falta de médicos e sua má distribuição pelo território nacional.

- Uma das coisas que estamos fazendo é incentivar os médicos recém-formados a prestar serviços em postos e centros de saúde públicos. A partir de agora, o recém-formado que trabalhar em unidades do [SUS] Sistema Único de Saúde, vai ter sua dívida do financiamento estudantil reduzida. Esses jovens vão prestar serviços em 2 mil municípios, onde a carência de médicos é maior.

Quem aceitar, pode ter um bom desconto no financiamento ou mesmo acabar fazendo todo o curso de graça.

- Hoje já temos 5 mil destes 24 mil alunos de medicina que acessaram o Fies [Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior], formados ou se formando, e em condições de ir trabalhar na rede pública.
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário