Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Portugal: Mais de 160 milhões de europeus doentes

Mais de 160 milhões de europeus padecem de uma doença mental ou neurológica, sendo que apenas um terço dos casos diagnosticados está a ser tratado, conclui um estudo divulgado hoje pelo Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia.

A investigação incidiu sobre 514 milhões de habitantes de 30 países - 27 Estados-membros da União Europeia, Suíça, Islândia e Noruega - e toda a gama de doenças mentais ou neurológicas, em todas as idades.

Segundo os dados divulgados, em comunicado, existem 164,8 milhões de europeus que sofrem de uma doença mental ou neurológica.

As patologias mais frequentes são ansiedade, insónia, depressão maior, transtornos somatoformes, dependência de álcool ou drogas, défice de atenção ou hiperatividade e demência.

Há também “milhões de doentes” que padecem de apoplexia, traumatismos cerebrais, doença de Parkinson e esclerose múltipla.

Apenas um terço dos casos diagnosticados recebe tratamento, com vários anos de atraso e, muitas vezes, desadequado.

O estudo realça ainda que as doenças mentais ou neurológicas são as que mais contribuem para o peso das patologias registadas na Europa.

Fundado em 1987, o Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia é um organismo científico europeu que promove a investigação em neurociências.

FOnte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário