Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brasil terá 520 mil novos casos de câncer em 2012, estima Inca

Tadeu Vilani / Agencia RBS
Alta produção de fumo pode contribuir para
incidência de câncer de pulmão no Sul
Foto:  Tadeu Vilani  /  Agencia RBS

Tipos de tumores que não apareciam no ranking de maior incidência na população brasileira agora estão na estatística para o ano que vem


Cerca de 520 mil casos novos de câncer e sete novos tipos incluídos no ranking dos tumores mais frequentes no Brasil. Essa é a síntese da Estimativa 2012 — Incidência de Câncer no Brasil, divulgada na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio de Janeiro. A divulgação do relatório marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

As estimativas destacam os tipos mais incidentes nas regiões brasileiras, caso do câncer de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. A novidade dessa edição é que foram incluídas sete novas localizações de tumores no estudo: bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), sistema nervoso central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin — os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff.

Sul registra mais casos de câncer de pulmão
Entre os homens, o câncer de próstata lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do país, sem contar os tumores de pele não melanoma. Os demais tipos se alternam na classificação de acordo com a região.

A mais comum de todas as neoplasias malignas é o câncer de pulmão, que apresenta um aumento de 2% ao ano na incidência mundial. De acordo com o Inca, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao tabagismo. Isso quer dizer que cerca de 24 mil casos novos poderiam ser evitados, caso as pessoas não fumassem.

É o segundo mais frequente nas regiões Sul (37 casos para cada 100 mil habitantes) e Centro-Oeste (17 casos para cada 100 mil habitantes). Já nas regiões Sudeste (20 casos para cada 100 mil habitantes), Nordeste (8 casos por 100 mil habitantes) e Norte (8 casos por 100 mil habitantes), ocupa a terceira posição.

— O Sul do Brasil concentra a maior parte de produtores de fumo, fato que pode estar diretamente relacionado ao alto consumo de derivados do tabaco, fazendo com que a região sofra com os altos índices de incidência de câncer de pulmão — sugere o pneumologista da Divisão de Controle de Tabagismo do Inca, Ricardo Meirelles.

Câncer de mama é o mais comum entre mulheres
Em todo o mundo, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres. A incidência afeta tanto a países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, é o tipo mais frequente em todas as regiões, exceto o Norte.

A idade é o principal fator de risco e, as taxas aumentam de forma acelerada após os 50 anos de idade. Ao contrário do câncer de colo de útero, a ocorrência de casos de câncer de mama se encontra relacionada ao processo de urbanização da sociedade, evidenciando maior risco de adoecimento nas mulheres com elevado nível socioeconômico.

A íntegra da Estimativa 2012 — Incidência de Câncer no Brasil está disponível no site do Inca.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário