Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hospital São Vicente reduz infecções em 30% com trabalho multidisciplinar

No início deste ano, o hospital começou um trabalho conjunto com uma equipe multidisciplinar com o objetivo de treinar e implementar protocolos

Hospital São Vicente, de Curitiba, reduziu cerca de 30% o índice da taxa de infecção hospitalar na UTI Geral (incluindo a UTI Cardíaca. A diminuição, segundo dados do Serviço de Controle de Infecção Hospital (SCIH) do São Vicente, foi de uma média de 9,94% nos primeiros nove meses de 2010 para 6,92% no mesmo período de 2011.

Para o chefe das UTIs do São Vicente, Luciano Machado, o resultado deve-se à troca de informações com outras unidades hospitalares e à acreditação, que comprova a sustentabilidade do atendimento. De acordo com Machado, desde 2007, a entidade trabalha para reduzir a infecção hospitalar nas UTIs e, principalmente, identificar precocemente sua ocorrência e agir para combatê-la.

Multidisciplinaridade
No início deste ano, o hospital começou um trabalho conjunto com uma equipe multidisciplinar com o objetivo de treinar e implementar protocolos. “Uma destas iniciativas foi a determinação de um política de higiene das mãos, inclusive com monitoramento da equipe através de câmaras de tv”, conta, em comunicado.

“Temos, hoje, taxas que são a metade das registradas em outras UTIs de hospitais de Curitiba com as mesmas características que a nossa”, afirma Machado.

Resultados
Com cerca de oitenta funcionários e dezessete médicos, as UTIs do hospital registram pouquíssimos casos de infecção urinária por cateter em seus 24 leitos, sendo frequente meses com taxa zero. Em relação ao ano passado se reduziu em 2/3 a infecção mais recorrente em UTIs, a de pneumonia relacionada a ventilação mecânica. Luciano destaca que a conscientização de fisioterapeutas e da equipe de enfermagem no cuidado no preparo dos pacientes que dão entrada na unidade ajuda a não proliferar a infecção neste ambiente.

O Hospital São Vicente conta, ainda, com uma UTI Cirúrgica (oito leitos) que também apresenta uma taxa de infecção bem abaixo da recomendada: 5,23% de janeiro a setembro de 2011.

Fonte SaideWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário