Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HNSC adquire dispositivos Thin Client

Com aquisição, hospital conseguiu obter economia de investimentos na implantação do PACS

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Tubarão, Santa Catarina um lote de 160 unidades Thin Client, um dispositivo que substitui os tradicionais microcomputadores desktop, da Schalter, empresa que atua como fornecedora de automação de informática, comercial, bancária e industrial.

De acordo com David Bittencourt, essa implantação possibilitou que o hospital disponibilizasse aos seus médicos a visualização dos exames de diagnósticos de vídeo e radiografias de casa. Ele diz que os equipamentos são conectados a um servidor Linux, via PXE, possibilitando o acesso ao sistema gestor do hospital, que se encontra em outra cidade.

“Estou em uma cidade com uma distância de 130 km do meu data center. Com o uso do sistema WTS, foi possível, no ano de 2009, iniciar o projeto de implantação do PACS na instituição. Isso é um desafio para a TI, pois não precisamos aumentar a nossa banda, obtendo custos muitos menores daqueles investidos pelo eixo Rio”.

Os novos equipamentos são conectados a um servidor Linux, via PXE, possibilitando o acesso ao sistema gestor do hospital, que se encontra em outra cidade. “Estou em uma cidade com uma distância de 130 km do meu data center. Com o uso do sistema WTS, foi possível, no ano de 2009, iniciar o projeto de implantação do PACS na instituição”, afirma.

“Nós trabalhávamos com um parque de máquinas com Linux e usávamos o boot remoto. Com o tempo, essas máquinas passaram a dar problemas e estavam causando ônus para a instituição”, afirma o coordenador de TI da instituição David Bittencourt.

Hoje o hospital monta um CD, que é um aplicativo automático possível de ser aberto pelo médico no desktop, possibilitando assim que as imagens sejam movimentadas no aplicativo.

Além disso, de acordo com o coordenador de TI do hospital, o produto possibilitou que a instituição alcançasse economia de energia elétrica, consumindo apenas 7 watts de energia. “O Thin Client permite um tempo de uso três vezes maior que o computador”. segurança no processamento e armazenamento de dados centralizados em um único servidor”.

A segurança no armazenamento dos exames também é um fato importante do produto. Isso porque com há a chance de visualizar os exames não há a espera de entrega das informações, evitando o trânsito de documentos de um lado para o outro e a chance de ocasionar um extravio.

Solução Verde
De olho em práticas sustentáveis, Bittencourt diz que o hospital procurou implantar uma solução que também fosse sustentável. “No modelo anterior, precisávamos revelar tudo,utilizando materiais com alto índice de poluição. Atualmente já não passamos mais pela necessidade de imprimir tudo”.

Novidades
Bittencourt conta que a instituição tem o projeto de gravas as tomografias em DVD, fazendo uso de um robô. “O robô grava e imprime os dados dos pacientes, sem que seja necessário ter alguém gravando e imprimindo”.

O hospital também está com um projeto piloto para utilizar coletores de dados com leitor ótico na farmácia para dispensação de materiais, que futuramente estarão à beira dos leitos, contribuindo assim para a assistência do paciente.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário