Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Confira a importância do ioga na corrida



O ioga não é uma atividade cardíaca. Não deixará seu coração acelerado, você ofegante e nem encharcado de suor. No entanto, o alongamento e a força trarão benefícios para aperfeiçoar o corpo de um corredor inflexível.

Por que combinar ioga e corrida? 
Ioga e corrida requerem força, flexibilidade, respiração profunda e meditação como foco. A especialista em ioga Kristin McGee acredita que o mais importante que o ioga traz para o corredor é a respiração e a capacidade de relaxar. “O ioga é uma questão de equilíbrio.

O exercício de meditação é excelente para restaurar a mente e o corpo de um corredor. Correr implica em alto impacto e repetição que podem prejudicar as articulações. É importante lembrar que para esticar a musculatura é preciso um bom alinhamento e foco”, diz ela.

A corrida afeta a musculatura da suas pernas e quadris e provoca tensão na parte traseira, nos ombros, na cabeça e no pescoço. Ioga ajuda no fortalecimento dos pontos desequilíbrio do corpo e permite um melhor alinhamento reduzindo o risco de lesões.

“O ioga é um exercício poderoso para o corpo inteiro que envolve a parte superior do corpo e fortalece o quadricípedes, os tendões, o abdômen, e a parte inferior das costas e nádegas. Todos os músculos dos quais um corredor depende”, diz Kristin.

Além disso, ajuda na circulação, já que uma respiração mais profunda melhora o sistema cardiovascular levando mais oxigênio para a musculatura.

Flexibilidade
Corredores muitas vezes usam excessivamente os seus quadris e as panturrilhas. O ioga aumenta a flexibilidade, permitindo maior facilidade de movimentos durante o treino e diminuindo a tensão em todo o corpo.

Normalmente, as lesões incluem os joelhos do corredor, fraturas por estresse, dores nas canelas e estiramento muscular. O ioga não fará tudo ir embora, mas aprender a se alongar corretamente ajudará a prevenir estas lesões ou estabilizá-las , além de trabalhar sua coluna evitando estiramento dos ligamentos, dos tendões e dos músculos.

Muitos corredores se queixam de limitações. Algo simples como tocar os dedos dos pés parece impossível. “Pense no seu corpo como uma folha de papel de origami.

Se você tem um bom alinhamento, o restante seguirá bem. Aprenda a usar as articulações como dobradiças e o quadril como núcleo para alongar a sua coluna”, indica Kristin.

Respiração
Usando o método ioga, um corredor pode se alongar mais e melhorar sua respiração. Isto abastecerá o corpo com mais energia, e reduzirá as chances de ocorrência de câimbras ou fadiga. “Quando nós respiramos. Profundamente captamos mais oxigênio para o nosso sistema, o que afeta nosso sistema cardiovascular e ajuda a ampliar a corrida”, explica a especialista.

O foco pesado na conscientização ajuda os corredores a se manterem concentrados e aumentarem suas distâncias. A respiração do ioga também ajuda a acalmar o sistema parassimpático, para que possamos relaxar mais profundamente.

Alongamento
Fazer o alongamento prévio é um mito? “Não completamente. Uma boa ideia para se aquecer de forma dinâmica é dar chutes altos ou fazer polichinelos para fazer o sangue fluir.

O ideal é fazer uma série de alongamentos profundos depois da corrida para ajudar o corpo a esfriar um pouco. “Gaste de 10 a 15 minutos esticando os músculos usados para a corrida como panturrilhas coxas e nádegas", acrescenta Kristin.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário