Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Massagem japonesa: Shiatsu

A técnica é baseada na pressão dos dedos sobre diversos pontos do corpo
 
O Shiatsu foi desenvolvido há milênios, no Japão, e consiste na aplicação da pressão dos dedos – em japonês "shi" significa dedo e "atsu", pressão. Aqui, o terapeuta se utiliza principalmente do polegar para aplicar pressão sobre o corpo humano, despertando no organismo um processo de autocura física e mental. O objetivo é que a pressão ajude a desbloquear a “Ki”, a energia vital.
 
Como é feita
A partir do relato das queixas do paciente o terapeuta analisa a melhor forma de aplicar a técnica e os pontos a serem mais trabalhados. A massagem é aplicada em uma maca própria para a prática, forrada com papel descartável. O Shiatsu se parece muito com a acupuntura, só que em vez de agulhas, o terapeuta utiliza os polegares, as palmas das mãos e até os cotovelos para pressionar os pontos ao longo de todo o corpo.
 
Benefícios
 
  • Relaxamento
  • Aumento da circulação sanguínea
  • Alívio de dores, principalmente as provocadas por tensão e estresse
  • Melhora do equilíbrio físico e mental
 
Cuidados
A técnica é contra-indicada principalmente em casos de câncer e de doenças agudas e hemorrágicas, queimaduras e doenças de pele, problemas vasculares, doenças mentais graves, nos primeiro trimestre de gravidez e em alguns casos de diabetes.
 
Fonte IG
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário