A técnica é baseada na pressão dos dedos sobre diversos pontos do corpo
O Shiatsu foi desenvolvido há milênios, no Japão, e consiste na aplicação da pressão dos dedos – em japonês "shi" significa dedo e "atsu", pressão. Aqui, o terapeuta se utiliza principalmente do polegar para aplicar pressão sobre o corpo humano, despertando no organismo um processo de autocura física e mental. O objetivo é que a pressão ajude a desbloquear a “Ki”, a energia vital.
Como é feita
A partir do relato das queixas do paciente o terapeuta analisa a melhor forma de aplicar a técnica e os pontos a serem mais trabalhados. A massagem é aplicada em uma maca própria para a prática, forrada com papel descartável. O Shiatsu se parece muito com a acupuntura, só que em vez de agulhas, o terapeuta utiliza os polegares, as palmas das mãos e até os cotovelos para pressionar os pontos ao longo de todo o corpo.
Benefícios
- Relaxamento
- Aumento da circulação sanguínea
- Alívio de dores, principalmente as provocadas por tensão e estresse
- Melhora do equilíbrio físico e mental
Cuidados
A técnica é contra-indicada principalmente em casos de câncer e de doenças agudas e hemorrágicas, queimaduras e doenças de pele, problemas vasculares, doenças mentais graves, nos primeiro trimestre de gravidez e em alguns casos de diabetes.
Fonte IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário