Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dados do IBGE mostram que brasileiras engravidam cada vez mais tarde

Em 2000, 19% dos nascimentos ocorriam entre jovens de 15 a 19 anos, e 29% na faixa etária de 20 a 24 anos


As brasileiras estão engravidando cada vez menos, e a vontade de ser mãe pela primeira vez ficou para mais tarde. É o que revelam os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, a média de filhos por mulher era de 2,38, em 2000. Já em 2010, este número caiu para 1,86.

Enquanto essa queda foi registrada em todas as regiões do país, o número de casais que buscam auxílio para engravidar por meio de fertilização in vitro cresceu. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, já são 5 milhões os bebês de proveta. No Brasil, cerca de 100 mil casais procuram o tratamento, por ano. Em países como a França, por exemplo, 5% das crianças nascem após essa fertilização. Calcula-se que 11 milhões de pessoas sofram de infertilidade: em cada seis casais, um é infértil, apontam estatísticas.

Os índices também mostram a redução de grávidas entre as mulheres mais jovens. Em 2000, 19% dos nascimentos ocorriam na faixa etária de 15 a 19 anos, e 29% nos limites de 20 a 24 anos. Esses percentuais diminuíram, respectivamente, para 18% e 27%.

Atrasando o relógio
Até pouco tempo, as mulheres eram orientadas por um relógio biológico preciso, cujos ponteiros avisavam que o momento de ter filhos tinha hora pra acabar. Atualmente, os avanços da medicina permitem que a mulher atrase esse relógio, lançando mão de técnicas, como o congelamento de óvulos. Mas essa alternativa é colocada à disposição de mulheres solteiras ou em casos de doenças ou tratamentos nocivos à fertilidade, como quimio ou radioterapia.

O método de criopreservação consiste em conservar células ou tecidos em recipientes com nitrogênio líquido, que atingem a temperatura de -196ºC. Uma vez colhidos e maduros, os óvulos são congelados e armazenados. Caso não tenha conseguido engravidar, a mulher poderá recorrer ao descongelamento, para a fertilização em laboratório.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário