Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cientistas desenvolvem spray que facilita remoção de tumores

Em poucos minutos, jato destaca o tumor das demais células.
Técnica pode ajudar a localizar resíduos do câncer.

Uma equipe de cientistas criou um aerosol fluorescente capaz de detectar tumores cancerígenos em minutos, que poderia ajudar aos cirurgiões a localizarem câncer residual após uma cirurgia, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista "Science Translational Medicine".

Este sistema, desenvolvido pela equipe liderada por Hisataka Kobayashi, diretor do programa de imagem molecular do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, pode ajudar a melhorar os resultados das operações de câncer, reduzindo o risco que fique algum vestígio de tumor, afirmaram os pesquisadores.

Trata-se de uma sonda pulverizadora que contém um biosensor fluorescente (gGlu-HMRG) de cor verde, que desencadeia uma reação química ao contato com as células cancerosas.
Modelo mostra que o tumor se torna claramente visível depois de um minuto e meio (Foto: Hisataka Kobayashi/cortesia)
Modelo mostra que o tumor se torna claramente visível depois de um minuto e meio (Foto: Hisataka Kobayashi/cortesia)
 
Os cientistas comprovaram que a iluminação dos tumores acontece em questão de segundos ou minutos depois da introdução da sonda e se pulveriza diretamente sobre os tecidos internos do corpo.

Esta técnica é muito mais rápida que os atuais procedimentos de imagem para detectar o tumor, que normalmente são realizados durante várias horas ou dias, dependendo do câncer do paciente.

Kobayashi observou pela primeira vez a rápida reação fluorescente em um tempo inferior a dez minutos após adicionar gGlu-HMRG aos cultivos celulares de câncer de ovário no laboratório.

Posteriormente testaram a eficiência da sonda pulverizadora com o composto gGlu-HMRG para operar ratos com tumores de ovário humano e descobriram, menos de um minuto após fumegar os tumores, uma região fluorescente dentro da cavidade abdominal na qual também encontraram células cancerosas, que foram retiradas imediatamente.

Os resultados sugerem que esta técnica poderia servir de guia para os médicos durante a cirurgia para a extirpação total do tumor.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário