Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brasília ganha hospital para tratamento de crianças com câncer

A Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal inauguraram nesta quarta-feira o Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

A previsão é que a unidade, considerada uma das mais modernas do país, atenda gratuitamente, a cada mês, 2.000 pacientes em estado considerado de média e alta complexidade.

O hospital foi construído por meio de doações recebidas pela Abrace e será gerido pelo Icipe (Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada), uma associação sem fins lucrativos criada com esse objetivo.

As obras começaram em 2005 e a inauguração ocorreu na data em que é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.

Além do tratamento oncológico e hematológico, serão oferecidos ambulatórios de alergia, cirurgia pediátrica, e atendimento em nefrologia, neurologia, pneumologia, reumatologia e mais dez especialidades.

O serviço será exclusivo para crianças e adolescentes que necessitem de quimioterapia, diálise, raio-X, exames clínicos e laboratoriais, fisioterapia e consultas em especialidades.

Para ter direito ao atendimento, o paciente precisa ser encaminhado por um médico da atenção básica --centros de saúde ou unidades do Programa Saúde da Família.

Todas as consultas serão coordenadas pela Diretoria de Regulação da Secretaria de Saúde, como já ocorre com os leitos de UTI (unidades de terapia intensiva). O paciente vai receber um comunicado em casa informando o dia e o horário agendados.

As equipes de especialistas em pediatria que atuavam no Hospital de Apoio e no Hospital de Base, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram transferidas e passam a atender na nova unidade.

Os demais profissionais de saúde --pediatras de urgência e emergência, médico especialista em cuidados paliativos, farmacêuticos, psicólogos, técnicos administrativos e outras categorias-- foram contratados pelo Icipe sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ao todo, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar terá 21 mil metros quadrados de área construída, em duas etapas. O Bloco 1, inaugurado hoje, tem 7.000 metros quadrados e vai abrigar todo o atendimento ambulatorial.
A previsão de repasses mensais para o funcionamento desse setor chega a R$ 4,4 milhões.

O Bloco 2, que ainda será construído, vai compreender toda a parte de internação, cirurgias, UTI e diagnóstico especializado.

Quando estiver totalmente concluído, a expectativa é que o hospital realize mais de 300 mil atendimentos por ano.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário