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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estudo mostra relação entre aptidão musical e habilidade para leitura

Um estudo realizado com crianças mostra que há uma relação entre memória auditiva, maior capacidade de leitura e aptidão musical. De acordo com os autores, este link tem bases biológicas.

Pesquisadores do Laboratório de Neurociência Auditiva da Universidade Northwestern, nos EUA, realizaram um teste com crianças no qual avaliaram sua capacidade de leitura e reconhecimento de palavras. Este foi comparado com a extensão de sua memória auditiva de trabalho (memorização de uma sequência de números e depois ser capaz de citá-los em sentido inverso), e de aptidão musical (tanto melodia quanto ritmo). A atividade elétrica dentro do cérebro das crianças também foi medida como resposta auditiva do tronco cerebral para ritmos ou sons da fala (sons aleatórios).

A equipe, liderada por Nina Kraus, descobriu que crianças com dificuldades de leitura apresentaram menos respostas neurais (atividade auditiva do tronco cerebral) aos sons rítmicos do que aos sons aleatórios em comparação às que liam melhor. De fato, o nível de aprimoramento neural para regularidades acústicas foi correlacionado com a capacidade de leitura, bem como para a aptidão musical. O teste de habilidade musical, especificamente o aspecto ritmo, também foi relacionado com a capacidade de leitura. Da mesma forma, uma boa pontuação na memória de trabalho auditiva foi relacionada a uma melhor leitura e para o aspecto ritmo de habilidade musical.

“Tanto a capacidade musical quanto a alfabetização estão correlacionadas com maiores sinais elétricos dentro do tronco cerebral”, explica Nina. De acordo com a autora, a modelagem de equações estruturais dos dados revelou que a habilidade musical, juntamente com a forma como o sistema nervoso responde a regularidades relacionadas à memória auditiva e à atenção auditiva, é responsável por cerca de 40% da diferença na habilidade de leitura entre as crianças.

“Estes resultados acrescentam peso ao argumento de que a música e a leitura estão relacionadas a uma mesma via de mecanismos neurais e cognitivos e sugerem um eficaz mecanismo para a melhoria na alfabetização trazida pela formação musical”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

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