Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

'Mulheres chipadas' se arriscam ao usar hormônio para ter músculos

Método, normalmente indicados para quem sofre de TPM, pode faz mal ao coração

Para ficarem em forma, elas não medem em forma. Nas academias, correm e "puxam ferro" repetidamente. O problema é que algumas mulheres têm investido em uma saída perigosa para ganhar massa muscular mais rapidamente. Conhecidas pelo apelido "mulheres chipadas", recorrem ao implante do hormônio masculino testosterona - normalmente receitado para quem sofre de TPM ou de outros problemas de saúde - para definir o corpo.

A funcionária pública Fernanda Falcão, de 46 anos, afirma ter aderido ao método.

- Eu tinha um pouco de TPM, sim, mas a finalidade principal foi estética. Como eu não queria menstruar mais, uni o útil ao agradável, e deu certo.

O implante libera o hormônio que queima a gordura e aumenta os músculos. Ele também funciona como anticoncepcional ao interromper a menstruação.

Mas os efeitos colaterais existem. Especialistas afirmam que esse ganho rápido de massa muscular traz sérios riscos à saúde. A testosterona pode comprometer principalmente o coração da mulher.

A aplicação do chip pode ser feita somente em consultório médico. O acompanhamento de um profissional é fundamental, explica o ginecologista José Maria Soares.

- Não foi liberado ainda, nem pelo FDA (departamento de regulação de alimentos e drogas, dos EUA), nem pela Anvisa o seu uso por mais de um ano. Nosso questionamento seria o uso desse medicamento a longo prazo.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário