Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Portugal: Projecto pioneiro na UMa previne quedas dos idosos

O projecto denomina-se «ProBalance - Prehabilitation e enfermagem de reabilitação: Equilíbrio/risco de queda em adultos idosos residentes na comunidade», e destina-se a pessoas entre os 65 e os 80 anos de idade, que «tenham sofrido alguma queda no ano anterior ou que apresentem algum problema de equilíbrio, embora sendo capazes de andar autonomamente», explicou, ao Jornal da Madeira, Bruna Ornelas de Gouveia, investigadora responsável pelo programa.

Segundo esta professora assistente convidada do Centro de Competência Tecnologias da Saúde Universidade da Madeira (UMa) e doutoranda na Universidade do Porto, o tema da “prevenção” ganha cada vez maior importância e interesse entre os utentes e os especialistas da «saúde pública». Para a comunidade em geral, representa uma «mais-valia a todos os níveis da qualidade de vida».

Características do projecto em avaliação
O projecto «ProBalance» vai nesse sentido de «optimizar as habilidades motoras da pessoa, antes que ela as perca». Neste momento, «está numa fase preliminar, ou seja, de captação de voluntários, aderentes, para a sua avaliação e estudo nesta área».

Até agora já aderiram ao projecto cerca de 60 pessoas, colaboradores que se dispõem a “avaliar” o eventual “risco” a que estão sujeitos, devido ao “declínio da idade” ou outros factores naturais. E, nesta situação, o que se pretende é «trabalhar o equilíbrio, de modo a prevenir o efeito negativo da queda», esclarece a enfermeira especialista em reabilitação.

«Esta intervenção contempla, além da componente educativa, sessões práticas de treino de equilíbrio, por um período de três meses, para todos os participantes interessados e com critérios de inclusão», explica Bruna Ornelas de Gouveia.

O «ProBalance» em curso na Universidade da Madeira é para se desenvolver durante um ano e está a ser dinamizado por uma equipa constituida, essencialmente, por enfermeiros e profissionais da área da Educação Física e Desporto da UMa.

Em resumo: «porque todos os idosos apresentam risco de queda acrescido; pela relevante incidência de quedas verificada na nossa população num estudo anterior realizado na Universidade da Madeira; e pelas consequências potencialmente devastadoras destes acontecimentos para as pessoas com mais idade, e para a sociedade, considerámos pertinente desenvolver este estudo de intervenção, que visa a prevenção das quedas e a optimização do equilíbrio e mobilidade dos adultos idosos residentes na comunidade», disse ao JM Bruna Ornelas de Gouveia, que está a fazer o doutoramento neste campo sob a orientação científica das Professoras Doutoras Helena Jardim (UMa), Manuela Martins (ESEP) e Debra Rose (Cal State Fullerton, EUA).

Participação é gratuita inscrições abertas
A participação no «ProBalance» é voluntária e gratuita. Mais informações pelo telefone: 924065152 ou 291 705140; ou e-mail: projecto.probalance@gmail.com

Programa contempla exercícios de educação sobre o “equilíbrio”
O «ProBalance é um projecto de investigação que pretende testar uma intervenção multidimensional com o objectivo de melhorar o equilíbrio e prevenir quedas em idosos». Conta com uma vasta equipa de especialistas. E tem a aprovação das principas entidades oficiais da área da saúde na Região, nomeadamente a Comissão de Ética e o SESARAM, EPE.

As avaliações de saúde e as sessões de exercício/reabilitação realizam-se na Universidade da Madeira. As inscriçõs são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (924065152 ou 291705140).

Fonte Jornal da Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário