Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Especialistas explicam por que ruído de unha na lousa “machuca” tanto o ouvido

unhas lousa
Som tem a mesma intensidade de um garfo raspando no fundo de um prato

Para muitos, é o barulho mais insuportável do mundo, mas os cientistas, intrigados há muito tempo, tentam descobrir por que o som estridente feito por unhas correndo em um quadro negro deixam as pessoas tão irritadas.

A resposta é simples: nossos ouvidos são "programados" para ouvir sons em que a frequência seja semelhante à fala humana. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os pesquisadores usaram um teste onde alguns ouvintes pensaram que estavam ouvindo uma música experimental, e outros foram informados que estavam ouvindo vários sons horríveis.

O som das unhas em um quadro negro soa na mesma intensidade de um garfo raspando e rangendo em um prato, por exemplo.

Os pesquisadores, liderados por Michael Oehler, da Universidade Macromedia para Mídia e Comunicação, em Colônia, Alemanha, descobriram que os ouvintes que foram informados que estavam ouvindo unhas eram mais irritados do que aqueles que não sabiam.

Os pesquisadores mediram a frequência cardíaca, pressão arterial e condutividade da pele das pessoas que passaram pela experiência para avaliar quais foram os piores sintomas.

O formato do canal auditivo humano pode ser o culpado de encontramos sons tão desagradáveis como esses, já que o som é amplificado dentro de nossos ouvidos.

O som de unhas raspando em uma lousa é tão desagradável para nós porque se esconde dentro da faixa que estamos programados para ouvir mais intensamente - a faixa de frequência da voz humana.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário