Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Saiba a importância do leite na alimentação

Alimento é importante para o crescimento e desenvolvimento infantil, além da contração muscular

Beber leite na infância já é algo natural, que faz parte do crescimento. Mas a partir do momento em que a criança para de ser amamentada pela mãe, fica a dúvida: qual tipo de leite é o mais indicado?

O Portal da Band entrevistou especialistas sobre a importância do leite. De acordo com a nutricionista Maria Gandini, o leite é um alimento único em termos de composição nutricional e variedade de aplicações. Pelo menos 80% dele é composto por água e o restante são nutrientes e outras substâncias.

A especialista também fala sobre a diferença entre os leites integral, semidesnatado e o desnatado. “O que difere é o teor de gordura, uma vez que todos os nutrientes são mantidos intactos”, afirma.

Maria diz que o leite integral mantém toda a gordura. Já o semi-desnatado e o desnatado são manejados para a retirada de parte ou de toda a gordura, por meio de um processo de centrifugação, onde é separada a gordura do restante do leite. No caso do leite semidesnatado, o teor de gordura deve manter-se entre 0,6 e 2,9%, enquanto que no desnatado é permitido um teor máximo de 0,5%.

“O desnatado possui menos colesterol que o semidesnatado, e o semidesnatado menor que o integral, enquanto que as gorduras ‘boas’ como o ômega 3 está presente em maiores quantidades no leite integral”, completa.

Importância dos nutrientes
O leite e os derivados (queijo, iogurtes e coalhadas) são a principal fonte alimentar de cálcio. Esse mineral é o mais abundante no corpo humano, sendo responsável por 1-2% do peso corporal de um adulto. Sua grande maioria (99%) está depositada nos ossos e dentes. Por isso, segundo a nutricionista Maria Gandini, o leite é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento infantil, além da contração muscular.

Outros minerais como o selênio, o zinco, o magnésio, vitaminas A, B12 e E também estão presentes neste alimento, tornando seu consumo uma excelente estratégia para a ingestão adequada de micronutrientes. As proteínas também estão presentes no leite em quantidade importante, auxiliando na complementação do consumo deste nutriente, que é obtido também a partir de carnes, peixes, aves, ovos e leguminosas.

Recomendação
Sabendo a importância do leite em sua alimentação, deve-se ingerir pelo menos três porções ao dia, sempre associado a uma alimentação equilibrada, que irá contribuir de maneira positiva para a ingestão de todos os nutrientes necessários.

O Guia Alimentar para a População Brasileira indica o consumo de leite integral às crianças, aos adolescentes e às gestantes; e aos adultos o leite desnatado. Entretanto, segundo a nutricionista, é recomendada uma avaliação individualizada levando em consideração a idade, o sexo, o estado nutricional, o estado de saúde e o nível de atividade física para se estabelecer o melhor leite a ser consumido sem provocar alteração do peso corporal.

Produção NacionalDe acordo com a Associação Brasileira dos Produtos de Leite, na produção, o leite de vaca representa 99,5%. O restante é de búfala, cabra e outros.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário