Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Solução fornece estimativa de sobrevida de pacientes de UTI

Além da estimativa de sobrevida, é possível gerar relatórios que indicam a epidemiologia da unidade, incidência de infecções, ocorrência de outras complicações

A Intensimed, empresa de serviços médicos-hospitalares para UTIs de grandes hospitais, investiu na customização da solução Salesforce para auxiliar na determinação do prognóstico de pacientes de UTI.

De acordo com o gerente de qualidade da Intensimed, Leonardo Brauer, o projeto, em parceria com a consultoria ValueNet, surgiu da necessidade de se criar uma ferramenta para armazenar os dados dos exames e consultas dos pacientes de terapia intensiva e fazer os cálculos que permitissem à equipe médica planejar a assistência e o tratamento.

Anteriormente a gestão era feita junto aos coordenadores das seis unidades que a Intesimed mantém por meio de planilhas Excel. “Mensalmente esses dados precisavam ser fechados e os relatórios eram, até então, gerados manualmente, o que poderia ocasionar erros de digitação. A partir do projeto, esse processo passou a ser feito de forma automática pelo sistema, permitindo à nossa equipe direcionar o foco na estratégica do atendimento, que é o nosso negócio”, explica Brauer.

A plataforma SalesForce efetua o cadastro dos pacientes, contendo sinais vitais, dados dos exames, fisiológicos e relativos à doença, entre outros indicadores. Com isso, o sistema é capaz de fazer os cálculos de estimativa de sobrevida para a população atendida, que, quando comparados aos resultados encontrados, demonstram a performance da unidade

Funcionamento
O sistema está em funcionamento desde agosto de 2011, em três unidades de terapia intensiva da Intensimed, que admitem, em média, de quatro a seis pacientes por dia, totalizando cerca de cem leitos ocupados por dia. Além da estimativa de sobrevida, também é possível gerar relatórios que indicam a epidemiologia da unidade (quais as doenças mais frequentes, mais graves), incidência de infecções, ocorrência de outras complicações e checklists que podem ser usados para criar uma rotina de prevenção de complicações dos pacientes internados.

De acordo com Brauer, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, 24 horas por dia, independente da distância, observar a situação de cada unidade, em diferentes locais, analisar todos os relatórios e comparar com outras unidades – sem a necessidade de esperar o fechamento no final do mês.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário