Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Distrito Federal concentra ações de combate à dengue em áreas mais vulneráveis à doença

No Distrito Federal, a 3ª Semana de Prevenção da Dengue, que tem ações voltadas para as áreas mais vulneráveis à doença, foi aberta na manhã deste sábado na Estação Central do metrô, na Rodoviária do Plano Piloto. No local, foi instalado um estande onde está sendo realizada uma exposição dialogada e distribuição de panfletos com informações sobre criadouros e fases do Aedes aegypti.

A programação cobre as regiões administrativas e cidades do Entorno do Distrito Federal. No município goiano de São Sebastião, na região do Entorno, as atividades começaram às 8h, em frente ao centro de saúde, com manejo ambiental para recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água, com panfletagem. As ações serão realizadas também nos bairros Centro, Tradicional, Morro Azul, Bom Sucesso e Residencial Oeste de São Sebastião com a participação da Administração Regional, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Programa Saúde da Família, Conselho de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental.

Desta vez, explica Ailton Domício da Silva, coordenador-geral do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, serão intensificadas as ações nas áreas mais vulneráveis. De segunda a sexta-feira (21 a 25), num estande que será montado na Praça do Relógio em Taguatinga, técnicos informarão a população sobre como identificar criadouros e as fases de desenvolvimento do mosquito.

No Paranoá e Itapoã, até sábado (26), a Administração Regional e o SLU percorrerão as diversas quadras para limpar bueiros e bocas de lobo além de retirar lixo das ruas. Terça e quarta-feira (22 e 23), servidores da Administração Regional, Núcleo Regional de Vigilância Ambiental e Programa Saúde da Família distribuirão folhetos informativos no comércio do Paranoá.

A prevenção da dengue também será levada às escolas do Paranoá e de Itapoã, com apresentação do vídeo Todos contra a Dengue durante a semana. A Rádio Paranoá divulgará, diversas vezes em sua programação, o Rap da Dengue, com o objetivo de informar sobre as ações em andamento, além de alertar para os perigos da doença.

A Administração Regional, o Núcleo Regional de Vigilância Ambiental, o Programa Agente Comunitário de Saúde, o SLU, a Polícia Militar, a Coordenadoria de Cidades e prefeituras de quadras participarão da Semana de Prevenção da Dengue nas quadras 15 e 16 da Estrutural. A programação inclui atividades de manejo ambiental para recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água, panfletagem, inspeção de imóveis e orientação preventiva para dengue, leptospirose, leishmaniose visceral, além de coleta de sangue de cães com suspeita de leishmaniose.

Em Samambaia, as ações de combate a dengue serão levadas às quadras 317, 115 e 315. De segunda a sexta-feira, a Administração Regional, a Vigilância Ambiental, o SLU, o Programa Agente Comunitário de Saúde e o Conselho de Saúde vão alertar a população sobre medidas para evitar a dengue, além de fazer uma limpeza geral nas quadras para retirada de lixo e entulho. Dia 26, das 8h às 12h, as ações serão concentradas nas quadras 421 e 423.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário