Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exercícios aliviam sintomas da artrite mesmo sem perda de peso

Estudo conduzido por pesquisadores do centro médico da Universidade de Duke, nos EUA, aponta que os exercícios físicos podem atenuar os sintomas da artrite em ratos obesos mesmo sem perda de peso, e que o ganho de peso, isoladamente, não é responsável pelas dores decorrentes da doença.

“O ideal é que o paciente fique em forma e emagreça pelo menos um pouco, mas esta pesquisa mostra que os exercícios, mesmo não acompanhados de outras mudanças, podem melhorar a saúde de quem tem a osteoartrite (artrose)”, diz Farshid Guilak, um dos autores do estudo.

A pesquisa partiu da premissa de que muitos casos de osteoartrite estão associados à obesidade e ao sedentarismo. Por isso, Guilak e sua equipe tentaram descobrir se uma alimentação rica em gordura levaria a uma artrose no joelho e se exercícios poderiam prevenir o problema.

Para isso, eles utilizaram dois grupos de modelos animais alimentados de maneira diferente: o primeiro grupo recebeu uma alimentação rica em gordura e o segundo recebeu a dieta normal. O primeiro grupo foi o mais prejudicado: os ratos ganharam peso rapidamente, passaram a processar mal a glicose e apresentaram um nível alto no sangue de moléculas causadoras da inflamação crônica associada à artrose.

Em seguida, os ratos foram colocados para se exercitar nas rodas das gaiolas. Como resultado, muitos dos problemas decorrentes do aumento de peso sumiram: a tolerância à glicose aumentou e a inflamação foi bastante reduzida. Para os pesquisadores foi um sinal de que, se o aumento de peso fosse o responsável pela osteoartrite, os exercícios deveriam ter aumentado o problema e não diminuído, como aconteceu.

Para Timothy Griffin, que também participou do estudo, ainda é preciso entender a relação entre atividade física e obesidade. Segundo ele, as células de gordura continuaram a produzir moléculas que disparam a artrite, mas os exercícios prejudicaram o “sinal inflamatório” enviado por essas moléculas.

“A pesquisa mostra que, se você é obeso, é melhor se exercitar”, diz Guilak. “A dor pode ser uma barreira inicial, mas, em longo prazo, o exercício trará benefícios”, conclui.

Fonte O que eu tenho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário