Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Decisão: Anvisa declara guerra contra os remédios emagrecedores

Apesar de todo o protesto por parte dos médicos, a Anvisa manteve a decisão de proibir a venda de emagrecedores. No início de dezembro, a resolução entra em vigor em todo o território nacional

Nos últimos anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) trava uma verdadeira guerra contras os remédios emagrecedores. Em outubro, a diretoria do órgão decidiu banir do mercado os remédios para emagrecer à base de anfetaminas e manter o uso dos derivados de sibutramina com restrições.

Na contramão, a classe médica recorreu à decisão alegando que com a retirada desses inibidores de apetite, os pacientes podem acabar buscando remédios falsificados. O Conselho Federal de Medicina (CFM) afirmou que defende o uso dessas fórmulas como auxiliares no tratamento de pacientes com obesidade e pede o fortalecimento de mecanismos de controle do uso de medicamentos. Apesar de todo o protesto por parte dos médicos, a Anvisa manteve a decisão de proibir a venda de emagrecedores. No início de dezembro, a resolução entra em vigor em todo o território nacional.

Sibutramina
O uso da sibutramina também será controlado. A prescrição e o aviamento de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham a sibutramina, respeitada a dosagem máxima estabelecida na resolução, deverão ser realizados por meio da Notificação de Receita B2.

De acordo com a resolução, a sibutramina é contraindicada a pacientes com histórico de diabetes tipo 2, doença arterial coronariana (angina, história de infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia, doença arterial, arritmia ou doença cerebrovascular, hipertensão, pacientes com idade acima de 65 anos, crianças e adolescentes; com histórico ou presença de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia; ou em uso de outros medicamentos de ação central para redução de peso ou tratamento de transtornos psiquiátricos.

Fonte SaudeWewb

Nenhum comentário:

Postar um comentário