Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Seu filho é um gênio? Veja como reconhecer a superdotação

Habilidade acima da média, criatividade e motivação para fazer as coisas são as principais características

Um coração de brinquedo que imita quatro tipos diferentes de batimentos cardíacos: de um bebê, de um adolescente, de um adulto e de um idoso. Este foi um dos trabalhos expostos na 2ª Mostra de Atividades do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que terminou na terça-feira.

— Além de montar o robô, tive que trabalhar com programação de computador. Mas não foi tão difícil porque gosto de programação — contou Leonardo Giovani, 14 anos, autor do projeto.

A coordenadora do Naah/s, Andréa Rosélia Alves Panchiniak, explica que uma pessoa tem altas habilidades ou superdotação, basicamente, apresenta três características: habilidade acima da média; criatividade e motivação para fazer as coisas.

Na mostra, dava para ver isso: foram expostos textos de literatura, robótica educacional, jogos de desafio, dobraduras e artes plásticas, além de uma releitura do Projeto Cow Parade, chamada de Cal na Parede.

— Eles têm raciocínio rápido e são muito inteligentes. Às vezes, se tornam um problema nas escolas porque sabem muito, são muito criativos. Se estimulados de forma correta serão muito importantes para a sociedade. São pequenos gênios — avaliou a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rose Bartucheski.

O Naah/s atende a 38 estudantes na Grande Florianópolis com oficinas permanentes de literatura e produção textual; múltiplas linguagens artísticas; e robótica educacional.

Mas o número é muito maior. A estimativa é de que seja entre 3,5% a 5% dos alunos da educação básica. E o atendimento é realizado só em Florianópolis. Mesmo assim é importante identificar estas características.

— Se um pai achar que seu filho se encaixa neste perfil pode entrar em contato com a fundação. Nós conversamos com ele, pedimos um relatório para a escola e fizemos uma avaliação. Se tiver altas habilidades, buscamos um espaço para ele desenvolvê-las ou orientamos professores e famílias — afirmou Rose.

Um dos trabalhos mostrou algumas personalidades com altas habilidades ou superdotação. É de ter inveja: Albert Einstein, Gran Bell, Nicolau Copérnico, Sigmund Freud, Thomas Edison, Carlos Drummond de Andrade, Ayrton Senna e até Franklin Cascaes.

Como reconhecer as altas habilidades de uma criança:: Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal.

:: Linguagem adquirida mais cedo, progredindo rapidamente para sentenças complexas, apresentando abundante vocabulário e estoque de conhecimento verbal.

:: Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas profundas e persistência até alcançar a informação desejada.

:: Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adulto).

:: Alta persistência e concentração, quando estão interessados.

:: Alto nível de energia, que pode levar a hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas (às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade).

:: Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nesses domínios.

Fonte: Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Serviço
Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Contato: (48) 3381-1600

Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário