Habilidade acima da média, criatividade e motivação para fazer as coisas são as principais características
Um coração de brinquedo que imita quatro tipos diferentes de batimentos cardíacos: de um bebê, de um adolescente, de um adulto e de um idoso. Este foi um dos trabalhos expostos na 2ª Mostra de Atividades do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que terminou na terça-feira.
— Além de montar o robô, tive que trabalhar com programação de computador. Mas não foi tão difícil porque gosto de programação — contou Leonardo Giovani, 14 anos, autor do projeto.
A coordenadora do Naah/s, Andréa Rosélia Alves Panchiniak, explica que uma pessoa tem altas habilidades ou superdotação, basicamente, apresenta três características: habilidade acima da média; criatividade e motivação para fazer as coisas.
Na mostra, dava para ver isso: foram expostos textos de literatura, robótica educacional, jogos de desafio, dobraduras e artes plásticas, além de uma releitura do Projeto Cow Parade, chamada de Cal na Parede.
— Eles têm raciocínio rápido e são muito inteligentes. Às vezes, se tornam um problema nas escolas porque sabem muito, são muito criativos. Se estimulados de forma correta serão muito importantes para a sociedade. São pequenos gênios — avaliou a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rose Bartucheski.
O Naah/s atende a 38 estudantes na Grande Florianópolis com oficinas permanentes de literatura e produção textual; múltiplas linguagens artísticas; e robótica educacional.
Mas o número é muito maior. A estimativa é de que seja entre 3,5% a 5% dos alunos da educação básica. E o atendimento é realizado só em Florianópolis. Mesmo assim é importante identificar estas características.
— Se um pai achar que seu filho se encaixa neste perfil pode entrar em contato com a fundação. Nós conversamos com ele, pedimos um relatório para a escola e fizemos uma avaliação. Se tiver altas habilidades, buscamos um espaço para ele desenvolvê-las ou orientamos professores e famílias — afirmou Rose.
Um dos trabalhos mostrou algumas personalidades com altas habilidades ou superdotação. É de ter inveja: Albert Einstein, Gran Bell, Nicolau Copérnico, Sigmund Freud, Thomas Edison, Carlos Drummond de Andrade, Ayrton Senna e até Franklin Cascaes.
Como reconhecer as altas habilidades de uma criança:: Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal.
— Além de montar o robô, tive que trabalhar com programação de computador. Mas não foi tão difícil porque gosto de programação — contou Leonardo Giovani, 14 anos, autor do projeto.
A coordenadora do Naah/s, Andréa Rosélia Alves Panchiniak, explica que uma pessoa tem altas habilidades ou superdotação, basicamente, apresenta três características: habilidade acima da média; criatividade e motivação para fazer as coisas.
Na mostra, dava para ver isso: foram expostos textos de literatura, robótica educacional, jogos de desafio, dobraduras e artes plásticas, além de uma releitura do Projeto Cow Parade, chamada de Cal na Parede.
— Eles têm raciocínio rápido e são muito inteligentes. Às vezes, se tornam um problema nas escolas porque sabem muito, são muito criativos. Se estimulados de forma correta serão muito importantes para a sociedade. São pequenos gênios — avaliou a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rose Bartucheski.
O Naah/s atende a 38 estudantes na Grande Florianópolis com oficinas permanentes de literatura e produção textual; múltiplas linguagens artísticas; e robótica educacional.
Mas o número é muito maior. A estimativa é de que seja entre 3,5% a 5% dos alunos da educação básica. E o atendimento é realizado só em Florianópolis. Mesmo assim é importante identificar estas características.
— Se um pai achar que seu filho se encaixa neste perfil pode entrar em contato com a fundação. Nós conversamos com ele, pedimos um relatório para a escola e fizemos uma avaliação. Se tiver altas habilidades, buscamos um espaço para ele desenvolvê-las ou orientamos professores e famílias — afirmou Rose.
Um dos trabalhos mostrou algumas personalidades com altas habilidades ou superdotação. É de ter inveja: Albert Einstein, Gran Bell, Nicolau Copérnico, Sigmund Freud, Thomas Edison, Carlos Drummond de Andrade, Ayrton Senna e até Franklin Cascaes.
Como reconhecer as altas habilidades de uma criança:: Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal.
:: Linguagem adquirida mais cedo, progredindo rapidamente para sentenças complexas, apresentando abundante vocabulário e estoque de conhecimento verbal.
:: Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas profundas e persistência até alcançar a informação desejada.
:: Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adulto).
:: Alta persistência e concentração, quando estão interessados.
:: Alto nível de energia, que pode levar a hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas (às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade).
:: Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nesses domínios.
Fonte: Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Serviço
Serviço
Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Contato: (48) 3381-1600
Fonte Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário