Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Especialistas têm nova recomendação sobre meias elásticas e varizes

Meias aliviam dores e inchaço, mas não combatem problemas de circulação


Qual o melhor tipo de meia elástica para suavizar o cansaço nas pernas devido às varizes? Qual o melhor tratamento cirúrgico de varizes? Essas são algumas das questões respondidas pelas duas Diretrizes que a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançada durante o 39º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

O objetivo dos trabalhos é uniformizar as condutas médicas, baseando-as em estudos científicos de boa qualidade, o que vai unificar as práticas em saúde e garantir um melhor respaldo ao médico e uma maior segurança ao paciente. Foram dois anos de estudo com o auxílio de 142 especialistas.

— As diretrizes de utilização — definidas a partir das melhores pesquisas científicas disponíveis, acerca da eficácia e efetividade de intervenções — contribuem para a melhoria da qualidade da assistência e são um poderoso instrumento para a gestão e a regulação dos sistemas de saúde, visto que possuem grande potencial de uniformização das práticas em saúde, além de simplificarem os procedimentos de auditoria médica e o fornecimento de parâmetros clínicos para o tratamento, reabilitação e diagnóstico das principais patologias — explica o coordenador nacional das Diretrizes na SBACV, o cirurgião vascular Aldemar Castro.

A diretriz de "Terapia de compressão elástica dos membros inferiores", já aprovada na Associação Médica Brasileira (AMB), confirma o benefício do uso da meias compressivas no tratamento das varizes e institui as regras de como prescrevê-las com segurança.

— Três questões são fundamentais na hora de se prescrever a meia elástica: é preciso saber qual a compressão exata de que o paciente necessita, qual o melhor modelo e qual o tamanho da perna — explica o cirurgião vascular e coordenador desta diretriz, Marcondes Figueiredo.

De acordo com Figueiredo, o uso da meia elástica é importante para evitar dores, mas a técnica não evita o aparecimento das varizes.

— A meia diminui a dor e o edema (inchaço) daquelas pessoas que têm insuficiência venosa ou linfática. A pessoa não terá menos varizes se usar a meia, mas sim ganhará qualidade de vida, pois não sentirá tanta dor ao final do dia — explica.

A segunda diretriz discorre sobre os tipos de procedimento: conservador, cirúrgico e endovascular. Os médicos fazem uma comparação da qualidade de vida do paciente após os diversos tipos de tratamento: medicamentoso, cirurgia aberta, radiofrequência endovascular, laser e escleroterapia com espuma.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário