Dores, feridas que não curam e pés inchados são alguns dos sintomas da doença, que pode evoluir para amputação
Um estudo da Associação Médica de Podiatria Americana mostra que 15% dos diabéticos devem apresentar úlceras nos pés ao longo da vida e entre 14% e 24% deles terão feridas crônicas que podem evoluir para amputação. Metade dos que sofrem amputação têm risco de morrer em cinco anos. No Brasil, os dados são similares ou até piores, conforme a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Por isso, a SBACV começa a distribuir nesta quarta-feira o primeiro manual de atenção integral ao pé diabético.
Com 40 páginas, os 10 mil exemplares serão distribuídos aos especialistas que trabalham com diabéticos para ajudar no diagnóstico e orientação precoce de problemas nos pés. O manual explica como prevenir, que exames são necessários para diagnosticar o pé diabético e quais são as categorias de risco. Ilustrado com imagens reais, o livreto traz um exercício objetivo no final.
Segundo o presidente da SBACV, Guilherme Pitta, um dos problemas principais é o paciente não saber que tem diabetes.
— Cerca de 50% dos diabéticos não são diagnosticados, o que prejudica a prevenção das consequências da doença, que englobam, entre outros, o pé diabético, a insuficiência renal com hemodiálise, um risco maior de infarto, e até mesmo a cegueira — diz Pitta.
O PDF do manual está disponível para consulta no site www.sbacv.com.br.
Entenda o pé diabético
:: Os principais sintomas são dores nas pernas, principalmente com exercícios; feridas que não curam, pés inchados, azulados e ressecados; dormência nos pés e insensibilidade, o que pode levar a pessoa a não perceber uma ferida.
:: É preciso examinar diariamente os pés e ter cuidados com bolhas, rachaduras e ressecamentos. Não se deve colocar os pés de molho, andar descalço e remover calos ou verrugas com curiosos e pedicures sem treinamento. Ao usar loções hidratantes, retire o excesso e não use cremes entre os dedos.
:: O diabetes pode levar à amputação dos pés ou pernas.
12 mandamentos do pé diabético
:: Não fazer compressas nos pés, nem quente, nem fria, nem gelada
:: Usar meias sem costuras ou assim com as costuras para fora
:: Não remover as cutículas das unhas dos pés
:: Não usar sandálias com tiras entre os dedos
:: Cortar as unhas retas e acertar os cantos com serra de unha
:: Hidratar bem os pés
:: Nunca andar descalço
:: Olhar sempre as planta dos pés e tratar logo qualquer arranhão ou ferimento
:: Não usar sapatos apertados ou de bico fino
:: Tratar as calosidades com profissionais de saúde
:: Olhar o interior dos sapatos antes de usá-los
:: Enxugar bem entre os dedos
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário