Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Governo do Rio antecipa inauguração de centros de hidratação contra a dengue

A possibilidade de um agravamento na epidemia de dengue em 2012 forçou o governo do Rio a antecipar os cuidados contra a doença.

Dois centros de hidratação, onde os pacientes recebem soro e medicação, vão ser inaugurados na próxima quinta-feira (22), no município de São Gonçalo, na região metropolitana.

A capacidade dos centros é 600 atendimentos por dia. Os pacientes vão passar por uma consulta prévia e após serão encaminhados para receber soro e fazer exames de sangue, com a contagem de plaquetas, medida fundamental no controle do tipo mais grave da doença, a dengue hemorrágica.

Os centros de hidratação vão ficar no centro e no bairro do Rio do Ouro. A preocupação das autoridades sanitárias é com a possibilidade do agravamento da epidemia, com as presenças de dois tipos de vírus da dengue nessa temporada, o tipo 1 e o tipo 4, para os quais grande parte da população não está imune.

Neste ano, foram registrados 165.794 casos de dengue no estado do Rio, com 137 mortes. O período mais preocupante costuma ser de março a maio, quando ocorre o pico da epidemia, por causa do calor e das chuvas. Mas este ano a incidência pode ocorrer já nos meses de verão, se for confirmado prognóstico meteorológico de um mês de janeiro chuvoso.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário