Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Plástica pós-cirurgia bariátrica: quando e porque fazer?

A luta contra a obesidade e a busca por uma vida mais saudável muitas vezes não acabam com a perda de peso. Para a maioria dos pacientes que elimina grande volume de quilos, especialmente após a realização de uma cirurgia bariátrica, é necessário ter de cumprir mais uma importante etapa para conquistar a tão desejada autoestima: a cirurgia plástica.

O paciente submetido à cirurgia bariátrica tende a perder muita gordura corporal, o que gera grandes alterações no corpo, sendo importante a correção do excesso de pele. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontam que cerca de 90% das pessoas submetidas a alguma cirurgia de redução de estômago precisam realizar uma posterior cirurgia plástica reparadora.

Segundo o doutor Luiz Philipe Molina, cirurgião plástico que opera no Hospital CECMI, os procedimentos visam ajustar sobras de pele, especialmente da região do abdômen, que tende a ficar flácida.

Este tipo de correção é importante não apenas pela estética, mas porque as sobras de pele formam uma espécie de avental que causa desconforto e pode gerar assaduras e inflamação crônica no local.

“A cirurgia de correção depende de cada paciente, tanto na questão do que o incomoda, quanto no fato de que cada um evolui de uma maneira, apresentando alterações em regiões diferentes. Mas as queixas mais comuns estão relacionadas à região abdominal e das mamas, além de rosto e parte interna das coxas e dos braços”, relata o especialista.

Em geral, a maioria dos pacientes que recorre à cirurgia plástica após grande perda do peso corresponde ao sexo feminino. A mulher apresenta pele menos firme que o homem e tem características corporais que se sobressaem no emagrecimento de grande proporção, como a queda de sustentação dos seios. Nestes casos, geralmente é indicado um implante de silicone.

Dr. Molina ressalta que o momento ideal para se submeter a uma cirurgia plástica é quando o peso do paciente já está estável por algum tempo, geralmente em torno de seis meses, para garantir resultados mais eficientes e definitivos.

Tão importante quanto o tempo, é a escolha do profissional, que deve ser especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, são necessários exames pré-operatórios e a realização do procedimento em ambiente hospitalar, com estrutura para o tipo de cirurgia realizada. Visite o local, busque referências, faça os exames requisitados e, antes de decidir, tire todas as suas dúvidas com o médico cirurgião.

Sobre o Hospital CECMI
O Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas (CECMI) é o primeiro hospital do gênero no Brasil. Baseado em modelos de sucesso nos Estados Unidos e Espanha, o Hospital possui estrutura desenvolvida para cirurgias convencionais e minimamente invasivas (por vídeo) em uma composição otimizada e centrada nos recursos necessários, que alia tecnologia e técnica a atendimento diferenciado.

Entre as especialidades cirúrgicas atendidas no CECMI e exercidas pelos mais renomados profissionais do Brasil encontram-se: aparelho digestivo e bariátrica (obesidade), buco-maxilo-facial, geral, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, plástica, urologia e vascular.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário