Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Náusea na gestação? Conheça métodos para evitar esse incômodo e curtir a gravidez

A doença da manhã e a hiperemese são os tipos mais comuns de enjôo nesse período

Náuseas e vômitos ocorrem geralmente entre 5 e 18 semanas de gravidez. De 50% a 90% das mulheres têm algum grau de enjôo, com ou sem vômitos. A gravidade desses sintomas pode variar de mulher para mulher.

"A doença da manhã" é o termo frequentemente usado para descrever a náusea leve comum durante a gestação, enquanto hiperemese gravídica é o termo usado para descrever uma condição mais grave. Ela pode causar vômitos várias vezes ao longo do dia, perda de peso, e normalmente requer tratamento no hospital.

Enjôo matinal X hiperemese
Náuseas e vômitos frequentemente começam entre cinco e seis semanas de gestação. Os sintomas são piores ao redor das nove semanas, e costumam ocorrer até décima oitava semana de gravidez no máximo.

Entretanto, os sintomas continuam até o terceiro trimestre em aproximadamente 20% das mulheres e até o parto em 5% das mulheres. Embora a náusea leve relacionada com a gravidez seja frequentemente chamada de doença da manhã, a gestante pode se sentir doente a qualquer hora do dia e muitas mulheres (80%) se sentem mal durante todo o dia.

Curiosamente, as mulheres com náuseas leves e vômitos durante a gravidez sofrem menos abortos do que as mulheres sem esses sintomas.

Hiperemese gravídica
Hiperemese gravídica é o termo usado para descrever náuseas e vômitos mais graves durante a gravidez. Mulheres com hiperemese frequentemente vomitam todos os dias e podem perder mais de 5% do seu peso corporal pré-gravidez. Na maioria dos casos, as mulheres com hiperemese gravídica terão que realizar exames de sangue e urina que podem evidenciar desidratação.

Causa de náuseas durante a gravidez
A causa das náuseas não é clara. Diversas teorias têm sido propostas, embora nenhuma tenha sido definitivamente comprovada. Aumento dos níveis hormonais, desaceleração do movimento do estômago, e os fatores psicológicos estão entre as teorias mais comuns. Algumas mulheres são mais propensas a ter náuseas e vômitos na gravidez, incluindo as mulheres que:
-Desenvolveram estes sintomas em uma gravidez anterior;
-Tem náusea e vômitos enquanto tomam estrogênio (por exemplo, em pílulas anticoncepcionais) ou tem enxaquecas menstruais.

Quando procurar ajuda
Muitas mulheres, especialmente aquelas com náuseas e/ou vômitos leves a moderados, não precisa de atendimento de urgência além das consultas de rotina do pré-natal para o tratamento de náuseas e vômitos. Procure ajuda se você tiver um ou mais dos seguintes sintomas:
- Sinais de desidratação como urina de cor escura, ou tonturas;
-Vômito várias vezes ao longo do dia, especialmente se você perceber sangue no vômito;
-Dor abdominal ou pélvica e cólicas;
-Se você é incapaz de manter qualquer comida ou bebida no estômago por mais de 12 horas;
-Perda de peso.

Um ou mais testes podem ser recomendadas para investigar as causas e determinar a severidade da náusea, incluindo exames de sangue, urina e uma ultra-sonografia.

Tratamento das náuseas durante a gravidez
O tratamento das náuseas e vômitos visa ajudar a futura mamãe a se sentir melhor e a comer e beber o suficiente para que não perca peso e, portanto, não prejudique o desenvolvimento do feto.

tratamento pode não eliminar totalmente as náuseas e vômitos. Você, possivelmente, precisará experimentar vários tipos de tratamento ao longo de semanas antes de encontrar o que funciona melhor para você. Felizmente, os sintomas geralmente desaparecem em meados da gravidez, mesmo se você não usar qualquer tipo de tratamento. Em alguns casos é indicada a internação para hidratação com soro.

Mudanças na dieta
Tente comer antes ou assim que você sentir fome para evitar que o estômago fique vazio, o que pode agravar a náusea. Comer lanches com frequência e fazer pequenas refeições, ricas em proteínas ou carboidratos e pobres em gordura, e ingerir bebidas geladas, em pequenas quantidades, entre as refeições, também ajuda.

Evite os gatilhos
O mais importantes nesses casos é evitar odores, sabores, e outras sensações que desencadeiam náuseas. Eliminar alimentos picantes e evitar se deitar imediatamente depois de comer ajuda algumas mulheres. Outros exemplos de gatilhos incluem:
-Quartos fechados;
-Odores (perfume, por exemplo, produtos químicos, café, alimentos com odores fortes, como frituras, fumo);
-Calor e umidade;
-Ruído;
-Movimentação visual intensa (por exemplo, luzes piscando);
-Cansaço;

Lembre-se de contar para a sua médica obstetra o que está sentindo para, juntas, encontrarem o melhor tratamento.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário