Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

“Médicos não podem ser responsabilizados diante da norma da ANS”

Para o presidente da FENAM,a ANS toma decisões antidemocráticas e autoritárias, errando ao não consultar os envolvidos na medida

O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, avalia a nova norma da ANS, que estabelece prazo máximo de 21 dias para consulta, exames e cirurgias, como antidemocráticas e autoritárias, errando ao não consultar os envolvidos na medida.

Em relação aos usuários, o médico considera que a medida defende os interesses do consumidor, porém duvida da capacidade fiscalizatória da agência reguladora.

“Ao passar a obrigação de fiscalizar ao usuário a ANS está fugindo de sua própria responsabilidade. Além do que a agência está mesmo preparada para atender a denúncia dos 30 milhões de pacientes do sistema de saúde complementar?”, questionou.

Cavalhaes ainda ressaltou a preocupação de que as operadoras culpabilizem os médicos pelo não cumprimento da norma. Segundo ele os profissionais atendem em média no país 15 operadoras médicas ao mesmo tempo e assim ficam no limite de consultas. “Um médico não consegue ter segurança atendendo só uma operadora, ele pode ser descredenciado a qualquer momento. Então a maioria atende vários planos e isso compromete a quantidade de consultas por cada um”, explicou.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário