Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Saiba como combater a ressaca após as festas

O correto é optar por uma alimentação balanceada e pela ingestão de sucos de frutas

Com as constantes festas neste fim de ano, muitas pessoas abusam das bebidas e sofrem de ressaca, apresentando sintomas que indicam intoxicação causada pela ingestão excessiva de álcool. “Para ressaca não há remédio, mas a melhor forma de amenizar seus sintomas é hidratar constantemente o corpo”, afirma o clínico geral do Hospital São Luiz, dr. André Negrão.

O ideal é dosar a quantidade de bebidas alcoólicas ingerida. Porém, mesmo assim o álcool deixará resíduos, o que gerará mal-estar. Nestas ocasiões, o correto é optar por uma alimentação balanceada e pela ingestão de sucos de frutas. É aconselhável também que a pessoa faça uma refeição balanceada, inserindo no cardápio as saladas ricas em carboidratos, para dar sustância ao corpo. “Outra recomendação é alternar o consumo de álcool com água ou com outros tipos de líquidos sem álcool”, diz o especialista.

Ficar sem se alimentar durante a ressaca é um erro. Isso pode ocasionar a hipoglicemia, que surge com o passar do tempo e atua diretamente no fígado, órgão responsável pelo acúmulo e pela liberação de glicose para todo o organismo, provocando a redução de açúcar no sangue. O especialista explica que quando se ingere álcool com o estômago vazio, este é absorvido mais rapidamente, fazendo com que as alterações ocorram de imediato. Então, a indicação é se alimentar antes, durante e depois de ingerir bebidas alcoólicas.

Dentre as indicações para suavizar a ressaca está a escolha por frutas, tais como a pera, que é de baixa caloria, rica em fibras e regulariza o intestino, e a maçã, que ajuda a eliminar as substâncias alcoólicas do organismo. Além disso, os sucos ajudam a diluir os efeitos do álcool e amenizar o mal-estar.

“Os sucos desintoxicantes são essenciais para limpar o organismo, mas devem ser equilibrados com alimentos que ajudam a eliminar os excessos. Dentre os líquidos recomendados estão água de coco, limonada sem açúcar, batida com folhas verde-escuras, como couve, agrião, rúcula e salsinha, que aumentam a função desintoxicante”, sugere o clínico geral.

Durante a ressaca, também não é indicado ingerir carnes vermelhas, queijos, molhos e frituras, pois estes alimentos sobrecarregam o fígado que, devido à ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, está vulnerável. Outros produtos que devem ser evitados são os industrializados e enlatados como salsichas, presuntos e biscoitos.

E quanto aos energéticos ou ao café que, segundo alguns acreditam, podem suavizar as implicações trazidas pelos excessos? “Estes líquidos não fazem nenhum efeito neste processo de melhora, pois possuem a substância cafeína e servem somente como estimulantes, não ajudando na luta contra a ressaca. Estas bebidas têm em comum a função de ativar o sistema nervoso”, finaliza Negrão.

Dentre os sintomas mais comuns estão enxaqueca, indisposição, tremores, enjoos, redução na concentração, no senso de responsabilidade e na velocidade de pensamento, náuseas, queimação no estômago e vômitos.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário