Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Gastrite e seu tratamento alternativo

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e se caracteriza pela falta de apetite, indigestão, gosto amargo na boca, sede em excesso, náuseas e vômitos. Nas manifestações mais graves ocorrem ainda fortes dores no estômago, podendo ser contínuas ou espasmódicas.

Alimentação excessiva, mastigação insuficiente, uso de condimentos irritantes, ingestão de bebidas junto às refeições, tabagismo, alcoolismo, estresse e ansiedade são as principais causas da doença.

O tratamento da gastrite requer um diagnóstico realizado por um profissional sério e que entenda do assunto, pois os sintomas podem ser confundidos com os da úlcera gastroduodenal e o do câncer no estômago, por isso é importante recorrer a médicos para que sejam analisados, de forma correta, todos os sinais.

É aconselhável que seja suspenso o uso de fumo, bebidas alcoólicas, café e chá preto. Também é importante evitar o consumo de carnes, pescados, frituras, gorduras, refrescos e refrigerantes.
No entanto, além desses cuidados, a medicina alternativa é um tratamento eficaz contra a gastrite. Hortaliças, frutas e plantas são uma boa opção para quem deseja amenizar ou se livrar de vez dos sintomas da gastrite.

Veja como você pode se tratar por meio desses alimentos:
Hortaliças• Acelga: chá das folhas (50g para um litro de água). Tomar uma xícara do chá, uma hora antes das refeições.

• Alface: chá das folhas (60g para um litro de água). Tomar quatro xícaras ao dia.

• Cebola: compressa local de cebola crua ralada, com duração de 1 hora.

• Chuchu: comer chuchu cozido, mas com pouco tempero.

Frutas
• Mamão: fazer refeições exclusivas três vezes na semana; mastigar 10 a 15 sementes de mamão diariamente.

• Melão: suco natural (sem açúcar). Substituir refeições (desjejum ou jantar) pelo suco, quatro vezes na semana. Vale também triturar as sementes e misturar com água e mel de abelhas e tomar três xícaras ao dia em temperatura morna.

• Pera: fazer refeições exclusivas três vezes na semana.

Plantas
• Bardana: chá das folhas, flores e raízes (20g para um litro de água). Tomar quatro xícaras diariamente.


• Maracujá-açú: fazer suco natural. Tomar 250 ml, quatro vezes ao dia.

• Tamarindo: chá da polpa do fruto (50g para um litro de água). Tomar cinco xícaras ao dia.

Além dessas receitas existem outros tratamentos, como a geoterapia e a hidroterapia. A geoterapia é feita com compressa de argila na região do ventre, com duração de duas horas. Já a hidroterapia é uma compressa quente sobre o estômago com chá de camomila (80g para um litro de água). Enfim, várias são as opções de cura para quem sofre de gastrite. Basta mudar alguns hábitos para parar de sentir dor.

Fonte Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário