Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Incentive seu bebê a comer sozinho com estes sete passos

Fazer sujeira e pegar os alimentos com a mão é fundamental para a criança

Inclua talheres na brincadeira - Getty ImagesInclua talheres na brincadeira
Aos poucos, os movimentos com as mãos se tornarão mais precisos. Ao perceber isso, os pais já podem introduzir mais um elemento no jogo: os talheres. Para a pediatra Wilma, o ideal é que isso comece quando o pequeno quiser segurar o talher junto com o adulto, em uma tentativa de aprendizado. "A princípio, o bebê não saberá fazer isso, vai deixar o talher, não vai conseguir colocar comida na colher, não vai conseguir levá-la à boca, mas é importante continuar tentando", afirma a pediatra.
Os talheres mais indicados são aqueles mais "grossinhos", de plástico ou silicone, que machucam menos e são mais fáceis de segurar. Os de metal, por serem mais finos e terem maior capacidade de cortar, podem machucar o bebê, já que ele não tem noção de profundidade. Não é preciso comprar as colheres com cabinho "torto", já que é necessário que o pequeno se adapte a segurar o talher que usará até a vida adulta.

Estabeleça uma rotina - Getty Images
Estabeleça uma rotina
Um bebê que acorda cedo, toma mamadeira cedo e come uma fruta, aproximadamente, às 10h, terá fome quando chegar a hora do almoço. "Agora, se ela acordou tarde e comeu tarde, na hora do almoço ela não vai querer comer, e isso dificulta o processo", diz Wilma Hossaka. "A criança precisa de rotina, de disciplina, mas sem estresse, para que os momentos das refeições sejam mais agradáveis", acrescenta o nutrólogo Ary Cardoso, do Instituto da Criança do HC-FMUSP.

Use copinhos com alças
Já tentou substituir a mamadeira pelo copinho? Ele treina a coordenação da criança e simula o mesmo movimento que a boca do bebê faz no peito da mãe, ao contrário da mamadeira. "Recomendamos aquele copinho com bocal e alças, uma ou duas, para que facilite na hora de segurar", aconselha a pediatra do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Ofereça os alimentos certos - Getty Images
Ofereça os alimentos certos
Para a pediatra Wilma Hossaka, a comida deve ser chamativa para aumentar a curiosidade e a vontade da criança de comer sozinha. Vale picar batata, beterraba, tomate e lascas de carne e de peixe, com um tempero agradável de óleo de oliva. "A criança irá aprender a diferenciar cores e movimentar bem os dedinhos, além de receber novidades alimentares saudáveis", justifica Cardoso.
 
 
Sirva de exemplo - Getty ImagesSirva de exemplo
O bebê tem o costume de imitar os adultos e fará isso na hora das refeições também. Por isso, manter horários regulares nas refeições e ingerir alimentos saudáveis são ótimos passos na hora de incentivar seu pequeno a aprender a comer sozinho. "A família que não tem um horário para todos comerem à mesa diminui a aceitação da criança ao alimento. Deve existir pelo menos uma refeição em família", recomenda a pediatra Wilma.

Deixe seu pequeno comer com as mãos - Getty ImagesDeixe seu pequeno comer com as mãos
A primeira aventura de seu pequeno com a comida será com as mãos. Essa fase, segundo a pediatra Wilma Hossaka, é fundamental para que ele descubra a textura dos alimentos. "Os pais podem começar a dar alimentos com alguma consistência, como uma bolachinha, biscoito de polvilho, uma banana ou uma fatia pequena de maçã. A criança deve conseguir segurar o alimento sem esmagá-lo", afirma

Brincar com a comida é permitido
Nesta fase, a diversão será inevitável - e até mesmo saudável. Wilma Hossaka conta que é assim que o bebê irá descobrir como se manuseia o alimento. Deixe o babador a postos e fique tranquilo se for parar comida na cabeça, no colo...

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário