Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Instituto cria cardápio para prevenir câncer

Dicas incluem alimentos com ômega 3, brócolis, couve e exercícios físicos regulares

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), criou uma lista de alimentos que auxiliam no combate e prevenção contra o câncer.

Segundo a secretaria, o consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequadas é um dos principais fatores na prevenção da doença.

Algumas substâncias como o ômega 3, encontrado em peixes (como o salmão), e os polifenóis (presentes na maçã) diminuem a formação de compostos inflamatórios, o envelhecimento celular e, consequentemente, a proliferação de células de um tumor.

Já as fibras solúveis, presentes em alimentos como brócolis, couve-manteiga e couve-flor, inibem a formação do tumor, diminuindo a possibilidade de mutações genéticas.

Os hábitos diários também podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer, como o sedentarismo. A prática de atividade física, por exemplo, diminui a resistência à insulina, tornando menor o risco de câncer colorretal.

A ingestão alimentar excessiva, que leva a um aumento de peso, altera a taxa de glicemia no sangue e provoca um aumento da insulina, aumentando, assim, o risco do surgimento de tumor no pâncreas, no fígado e nos rins.

Outro efeito da obesidade a longo prazo é a diabete, que está relacionada com o desenvolvimento de câncer de fígado, endométrio, cervical e mamário.

Na contramão do consumo saudável também há alimentos que potencializam o desenvolvimento de um câncer e que devem ser evitados ou, então, consumidos com moderação, já que são ricos em gordura saturada.

Bons exemplos são os de origem animal – carne vermelha, leite integral e derivados e bacon -, que podem causar inflamação e alteração dos níveis de hormônios no sangue. A inflamação e o excesso de açúcar no sangue levam à intoxicação das células, o que favorece o desenvolvimento de tumores.


Fonte: http://www.enfermagematualizada.com/conteudo.php?id=2378

Nenhum comentário:

Postar um comentário