Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quer emagrecer? Comece com uma boa noite de sono

Um novo estudo sueco mostra relação direta entre o sono e a manutenção do peso. De acordo com a pesquisa, após uma noite em claro, áreas do cérebro responsáveis pela sensação de fome se tornam mais ativas, o que explicaria a teoria de que dormir mal engorda.

Os pesquisadores Christian Benedict e Helgi Schiöth, do departamento de neurosciência da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostraram em artigo anterior que uma única noite passada em claro, no caso por um homem jovem e saudável, limitou o gasto de energia na manhã seguinte. Esta pesquisa também mostrou que estes indivíduos sentiram mais fome.

No novo estudo, Christian Benedict, ao lado de Samantha Brooks, Helgi Schiöth e Elna-Marie Larsson, da Uppsala e pesquisadores de outras universidade na Europa, examinaram sistematicamente quais as regiões do cérebro envolvidas na sensação de fome são influenciadas pela falta de sono. Por meio de exame de ressonância magnética, os pesquisadores estudaram o cérebro de 12 homens com peso normal enquanto eles viam imagens de alimentos. Os pesquisadores compararam os resultados depois de uma noite de sono normal com outra na qual eles passaram a noite inteira em claro.

“Depois de uma noite inteira sem dormir, estes homens mostraram nível altos de ativação em áreas do cérebro envolvidas no desejo de comer. Tendo em mente que o sono insuficiente é um problema crescente na sociedade moderna, nossos resultados podem explicar porque maus hábitos de sono afetam no ganho de peso de uma pessoa”, explica Christian. Os resultados foram publicados no periódico The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário