Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Agressividade no local de trabalho: homens e mulheres se ofendem mais dependendo do sexo de quem foi maltratado

Em uma reunião de trabalho, ser testemunha de maus tratos para com um colega de trabalho pode gerar emoções negativas. E a intensidade dessas emoções podem variar se o colega de trabalho é do mesmo sexo que você ou não, diz um estudo.

A pesquisa, feita por especialistas da Universidade A&M do Texas, nos EUA, e liderada por Kathi Miner, é uma das primeiras a documentar como os relacionamentos profissionais e as emoções negativas sentidas durante um evento podem variar de acordo com “empatia de gênero”. Os resultados foram publicados no periódico Sex Roles.

Os maus tratos no ambiente profissional violam uma das convenções mais importantes sobre o trabalho, que se baseia no respeito mútuo entre os trabalhadores. E, além de impactar quem é o alvo principal, esses maus tratos também impactam a saúde mental daqueles que observam a situação, algo que já foi comprovado por outras pesquisas sobre o tema.

O estudo se baseou em entrevistas feitas com mais de 450 trabalhadores da área de alimentação – garçons, garçonetes e outros trabalhadores cuja profissão envolve servir o público de alguma maneira – e demonstrou que as mulheres que eram testemunhas de grosserias contra outras mulheres tinham altos níveis de ódio, sentimento de desmoralização, medo e ansiedade. Algumas eram até mesmo mais impactadas do que aquelas que eram alvo de maus tratos. Quando o alvo da agressividade eram homens, esses sentimentos negativos eram menos intensos.

Da mesma forma, entre os homens esses sentimentos eram tão intensos quando eles observavam outro homem sendo maltratado e menor quando o colega de trabalho era mulher.

Entre as mulheres o sentimento mais intenso era o de se sentir desmoralizada, enquanto entre os homens a raiva, medo e ansiedade superavam a desmoralização. Mas entre ambos os gêneros o impacto negativo na saúde mental eram de intensidade similares no total.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário