Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dieta de baixa carga glicêmica reduz riscos de doenças crônicas em pessoas com sobrepeso ou obesas

Pessoas com sobrepeso ou obesas que seguem uma dieta rica em fibras e com menos carboidratos diminuem a presença de marcadores de inflamações relacionadas a diversos tipos de cânceres e doenças cardiovasculares, afirma estudo americano.

O estudo, realizado por pesquisadores do Centro Fred Hutchinson de Pesquisas em Câncer, nos EUA, envolveu 80 pessoas adultas – metade delas com sobrepeso ou obesas. Durante 28 dias, todos os participantes alternaram entre uma dieta com alta carga glicêmica ou uma com baixa carga glicêmica. A escolha da alimentação para cada pessoa foi feita aleatoriamente pelos autores do estudo.

Uma alimentação com alta carga glicêmica aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Carboidratos processados, como açúcar branco, frutas em calda enlatadas e farinha branca, por exemplo, têm elevada carga glicêmica. Certos tipos de amido, como os presentes na batata e pão branco provocam alterações glicêmicas maiores e mais rápidas do que até mesmo o açúcar. Já as fibras, como pães integrais, cereais e legumes, possuem baixa carga glicêmica.

De acordo com os resultados, divulgados no periódico The Journal of Nutrition, os adultos com sobrepeso ou obesidade que seguiram a dieta com baixa carga glicêmica e rica em fibras apresentaram uma redução de cerca de 22% na presença da proteína C-reativa (CRP), que é um marcador biológico de atividade inflamatória no organismo.

Além disso, esse grupo também aumentou em 5% os níveis sanguíneos da adiponectina, um hormônio fundamental na prevenção de cânceres como o de mama, de diabetes tipo 2, de doenças hepáticas e endurecimento das artérias.

“Reduzir fatores inflamatórios é importante para diminuir uma ampla gama de riscos à saúde. Mostrar que uma dieta de baixa carga glicêmica pode melhorar a saúde é importante para os todas as pessoas que estão com sobrepeso ou obesas”, afirma Marian Neuhouser, principal autora do estudo.

Segundo Neuhouser, mudar os hábitos alimentares não é algo fácil de se fazer. Mas, sempre que possível, uma pessoa deve escolher carboidratos que são menos propensos a aumentar a glicose no sangue, como feijão, soja, lentilha, leite e frutas como maçãs, laranjas, e peras. A pesquisadora também recomenda evitar alimentos altamente processados e com grande quantidade de açúcar e farinha brancos, além de bebidas adoçadas com açúcar e cereais matinais.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário