Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Termogênicos prometem maior queima calórica e redução de apetite

Nutricionistas esclarecem dúvidas sobre essas substâncias


Há uma enxurrada de cápsulas termogênicas no mercado prometendo mundos e fundos. Mas elas aceleram o metabolismo? Como funcionam? Quem pode tomar? Há contraindicações? Nutricionistas esclarecem as principais dúvidas sobre essas substâncias.

:: O que são termogênicos
As pílulas são classificadas como termogênicas por conterem ativos (nutrientes) com ação estimulante, que podem contribuir para o aumento da temperatura corporal, durante um exercício, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite, conforme explica a nutricionista Elaine de Pádua.

Essas substâncias ajudam a metabolizar gorduras, convertendo-as em energia para o corpo. Se você tiver que interromper o consumo, seu organismo simplesmente volta ao ritmo anterior, sem fazer você engordar. Até porque as cápsulas só fazem você gastar uma média de 5 a 10% a mais do que gastaria sem elas.

:: Como tomar
A regra é clara: não devem ser tomadas sem indicação de um profissional (nutricionista, clínico- geral, endocrinologista, homeopata ou nutrólogo), principalmente se você for hipertensa ou sensível à cafeína. Passe longe de fórmulas vendidas sem fiscalização. As substâncias termogênicas são encontradas em farmácias de manipulação e até mesmo em lojas de produtos prontos, mas é preciso verificar sua procedência.

:: Alimentos que ajudam
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa, e provavelmente você deve consumir algum deles em seu cardápio do dia a dia. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.

São eles: gengibre, pimenta vermelha e chá verde, mistarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (linhaça, bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linoleico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios, sem esquecer da linhaça).

:: Diferentes tipos
Geralmente, as cápsulas termogênicas são compostas de ingredientes naturais, como chá verde, guaraná ou cafeína. Algumas opções cuja formulação química foi proibida (é o caso da efedrina) causavam efeitos colaterais fortes como dores de cabeça, perda de apetite, taquicardia e dependência, segundo a nutricionista Beatriz Botéquio.

A nutricionista Flávia Morais ressalta que a eficácia dessas substâncias é comprovada se aliada com mudanças no estilo de vida. Ou seja: você não vai escapar de ter uma dieta equilibrada e atividade física, essenciais para perda e manutenção de peso a médio e longo prazo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário