Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Veja como amenizar a retenção de líquidos

Problema é mais comum entre as mulheres, especialmente na TPM


Corpo inchado e a impressão de ter aumentado vários quilos na balança. Esta é uma das queixas mais comuns das mulheres em idade fértil, integrando a lista dos indesejados sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Vários fatores estão associados a esta sensação, causada pela retenção de líquidos: sedentarismo, sobrepeso e hábitos alimentares inadequados são alguns que pioram o problema. Porém, é a variação hormonal a principal vilã do problema, que reflete principalmente no volume das mamas, da pelve, do abdômen e das pernas.

— A retenção não pode ser confundida com sobrepeso, que é identificado através do Índice de Massa Corporal (IMC). Ela ocorre logo abaixo da pele, por isto também é responsável pela formação da celulite. Em casos mais graves, isso pode até trazer dor — afirma a nutricionista Aline Moscoso.

Para saber se um paciente tem retenção de líquido, especialistas costumam fazer um teste simples: geralmente, ela pode ser percebida ao pressionar a área inchada, que fica esbranquiçada e demora a retornar ao normal. Sentir a barriga estufada, o rosto cheinho e os pés inchados também são características claras. O incômodo costuma passar logo após a menstruação, mas nem sempre isso acontece.

— O inchaço também pode ser por problemas renais e hipertensão — explica o endocrinologista Daniel Raicher.

Segundo ele, algumas mulheres têm mais propensão por herança genética.

— A genética pode ajudar. É preciso procurar um especialista e investigar a origem da retenção, para ver se não é algum problema renal ou de tireoide. Cada problema tem um tratamento específico — alerta o especialista.

Uma atitude condenada pelos médicos é tomar diuréticos, que podem prejudicar quem tem problemas nos rins. A melhor forma para amenizar os sintomas é investir na prevenção. A nutricionista Flávia Morais afirma que o consumo de doces, açúcar, pães e massas feitos com farinha branca devem ser evitados principalmente durante o período de TPM, pois eles são considerados alimentos de alto índice glicêmico. Ou seja: após serem digeridos, entram rapidamente na circulação e necessitam de uma grande quantidade de insulina para serem metabolizados.

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas que tem a função de retirar a glicose em excesso do sangue e armazená-la em nossas células. Entretanto, ela carrega consigo moléculas de água e de sal e, consequentemente, quando este hormônio é secretado em excesso, favorece a retenção de líquidos.

Sal é outro inimigo
— Ao ingerir alimentos com alto teor de sódio, aumentamos a concentração deste mineral no sangue, estimulando a secreção do hormônio antidiurético, que faz com que os rins conservem água, aumentando a sua reabsorção. Dessa forma, aumenta-se a retenção de água, que é mais evidente em quem é propenso a este quadro — diz Flávia.

Diminuir o consumo de cereais refinados e açúcar, preferindo versões integrais, substituir o sal por temperos naturais, beber bastante água e fazer exercícios físicos são excelentes táticas para melhorar o incômodo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário