Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Infertilidade masculina pode ocorrer devido a alterações no sêmen

Quadro pode ser causado pela Varicocele, doença que acomete os testículos

Pesquisas comprovam que 20% dos casos de infertilidade são diagnosticados entre os homens. Deste total, 40% sofrem com um problema chamado Varicocele. Uma doença que provoca varizes nas veias da região do escroto, onde estão localizados os testículos. O inchaço dessas veias (formação de varizes) pode prejudicar o fluxo sanguíneo local, alterando a quantidade e a qualidade dos espermatozóides.

Para o Comitê da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva a cirurgia para varicocele é mais indicada quando, por exemplo, a doença encontra-se em um estágio avançado (levando a uma diminuição do tamanho dos testículos), quando há dificuldades para engravidar ou ainda quando o espermograma é anormal. No entanto, mesmo quando a cirurgia é realizada e todos os resultados são obtidos de forma positiva, como a qualidade do sêmen, as taxas de gravidez sem assistência variam de 19 a 35%. De acordo com este percentual, o Fertility - Centro de Fertilização Assistida - realizou um estudo com o objetivo de avaliar a contribuição da correção cirúrgica da Varicocele, antes de qualquer tratamento de infertilidade assistida.

Este estudo foi apresentado na 26ª Reunião Anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, realizada em Roma, no início do mês de julho. Nele foram avaliados 248 pacientes, entre 2000 e 2008, subdivididos em dois grupos: homens com Varicocele que não realizaram a cirurgia (79 pessoas) e aqueles que fizeram a cirurgia antes do tratamento de reprodução assistida (169 pessoas).

Apesar da cirurgia para Varicocele ser a mais realizada no que diz respeito à infertilidade masculina, os seus benefícios para o restabelecimento da função testicular, assim como o potencial da fertilidade são polêmicos.

Os resultados do estudo sugerem que este procedimento cirúrgico não tem qualquer impacto significativo nos resultados das técnicas de ICSI - técnica de fertilização in vitro onde um único espermatozóide é injetado dentro do óvulo. Além disso, os apontamentos mostraram que, quando submetidos a tratamentos de reprodução assistida, os homens que passaram pela cirurgia são pessoas mais velhas, com maior período de infertilidade do que aqueles que não foram submetidos à reparação da Varicocele. Portanto, as técnicas de reprodução assistida poderiam ser consideradas alternativas importantes nos casos de casais com Varicocele clínica.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário