Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Robô remove tumores no estômago sem deixar cicatriz

Máquina ajuda a remover tumores malignos de estômago usando uma fração do tempo normalmente gasto em cirurgias abertas, que colocam os pacientes sob riscos maiores de infecção e deixam cicatrizes

Pesquisadores de Cingapura desenvolveram um robô miniatura que pode retirar tumores do estômago no estágio inicial. A máquina ajudou a remover tumores malignos de estômago de cinco pacientes na Índia e em Hong Kong, usando uma fração do tempo normalmente gasto em cirurgias abertas, que colocam os pacientes sob riscos maiores de infecção e deixam cicatrizes. Em outubro do último ano, os pesquisadores formaram uma empresa e a expectativa é tornar o robô disponível comercialmente dentro de três anos. As informações são da Folha.

O robô, que porta uma pinça e um gancho, foi inspirado pelo famoso prato de Cingapura, o chilli de caranguejo. Montado em um endoscópio, ele entra no intestino do paciente pela boca. A pinça segura os tecidos cancerígenos, que são cortados pelo gancho que também coagula o sangue. Sentado em frente a um monitor e com a ajuda de uma câmera minúscula anexada ao endoscópio, o cirurgião vê o que está dentro do intestino e controla os braços robóticos com controle remoto.

De acordo com o enterologista do Hospital da Universidade Nacional de Cingapura, Lawrence Ho, os moviemtos são grandes e se for fazer movimentos muitos delicados, as mãos tremem. No entanto, os robôs podem executar movimentos muitos delicados sem tremer.

Outro pesquisador envolvido na criação do robô foi Louis Phee, professor assistente na escola de engenharia mecânica e aeroespacial do Instituto Tecnológico Nanyang de Cingapura. A ideia surgiu depois que os pesquisadores participaram de um jantar de frutos do mar em Cingapura em 2004 com o cirurgião de Hong Kong Sydney Chung – mais conhecido por combater a sars (síndrome respiratória aguda grave) no país em 2003 -, que sugeriu que o design fosse inspirado no caranguejo.

De acordo com Ho, muitas coisas ocorrem de certa maneira porque evoluíram e se adaptaram a certas funções. E diz que foi criado algo que seguiu a anatomia humana e pegou emprestado ideias da natureza e incorporou as duas. O câncer de estômago, também conhecido como gástrico, é a segunda maior causa de mortes por câncer no mundo e é comum no leste asiático. O diagnóstico do neoplasma geralmente só é feito em um estágio mais avançado. Nessa etapa, o tratamento torna-se difícil e, com frequência, malsucedido.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário