Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Troca de válvula aórtica por cateter deixa de ser experimental

O CFM (Conselho Federal de Medicina) reconheceu que a técnica de implante de válvula aórtica por cateter é um procedimento seguro e eficaz para corrigir a obstrução em pacientes idosos com estenose aórtica e contraindicação para cirurgia.

Isso significa que o procedimento deixa de ser experimental no país. A técnica já foi usada em mais de 7.000 pacientes no mundo --no Brasil, mais de cem pessoas se submeteram à troca de válvula via cateter, com altas taxas de sucesso e baixos índices de complicações.

A estenose aórtica é causada pela calcificação natural da válvula, o que pode dificultar ou até impedir a passagem do sangue do ventrículo esquerdo do coração para o resto do corpo. Um terço dos pacientes que precisam fazer a troca da válvula por ter estenose grave não pode ser submetido à cirurgia por causa de idade avançada ou doenças que aumentam o risco de morte na operação, e podem receber a indicação de trocar a válvula de maneira pouco invasiva.

Segundo a Sociedade Brasilera de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, que solicitou ao CFM a revisão de um parecer que considerava o implante como um procedimento experimental, estudos clínicos recentes demonstraram grandes benefícios do procedimento, como redução da mortalidade e significativa melhora na qualidade de vida quando comparado com o tratamento clínico convencional.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário