Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Portugal: Ministro defende abertura de mais centros de saúde

O ministro da Saúde defendeu esta terça-feira a abertura de mais alguns centros de saúde para que seja possível que cada utente do Serviço Nacional de Saúde tenha médico de família.

Paulo Macedo falava na Covilhã, onde deu posse ao novo conselho de administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB).

Paulo Macedo acredita que o objectivo pode ser alcançado, "primeiro, pela abertura de mais alguns centros de saúde", para cumprir um papel "em termos de proximidade".

Apesar de haver "um claro excesso de camas hospitalares, dependente de região para região, na parte dos cuidados de proximidade ainda há alguma coisa a fazer", declarou o responsável pela pasta da saúde.

Por outro lado, é necessário conquistar "mais médicos de medicina geral e familiar e mais médicos que possam prestar cuidados de saúde primários" e também "um maior envolvimento das equipas de enfermagem".

Outro procedimento necessário, segundo o ministro, é a "limpeza de ficheiros".

"Muitos médicos têm uma quantidade muito grande de nomes que não correspondem a doentes efectivos", afirmou.

Em Setembro de 2011, o governante anunciou que existem cerca de 1,7 milhões de pessoas sem médico de família.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário