Pela primeira vez, pesquisadores do Instituto Max Plank de Psiquiatria, na Alemanha, provam cientificamente algo já amplamente explorado pela publicidade: fatores externos, como o cheiro ou a imagem de um alimento saboroso, influenciam na sensação de fome.
Axel Steiger e sua equipe de pesquisa investigou os processos moleculares para o controle do consumo de alimentos.
Eles mediram as concentrações de diferentes hormônios no sangue – grelina, leptina e insulina, que desempenham um papel na regulação do consumo de alimentos – enquanto apresentavam imagens de comidas saborosas e não-alimentos aos participantes.
Os pesquisadores observaram que a concentração de grelina no sangue aumentou especificamente em resposta à estimulação visual com imagens de alimentos.
Como um regulador principal, a grelina controla tanto o comportamento alimentar como os processos físicos envolvidos no metabolismo dos alimentos. Estes resultados mostram que, além de mecanismos fisiológicos para manter o status de energia do corpo, fatores ambientais também têm uma influência específica sobre o consumo de alimentos. Assim, a presença generalizada de alimentos apetitosos na mídia pode contribuir para aumento de peso nas populações ocidentais.
Os resultados do estudo,
divulgados no periódico Obesity, demonstram, pela primeira vez, que a liberação de grelina no sangue para a regulação do consumo de alimentos também é controlada por fatores externos. “Nosso cérebro, assim, processam esses estímulos visuais e os processos físicos que controlam a nossa percepção de apetite são acionados involuntariamente. Esse mecanismo poderia levar-nos a comer um pedaço de bolo logo após uma refeição”, conclui Petra Schüssler, que também participou do estudo.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário