Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de maio de 2012

Bancos de sangue têm queda de 20% em SP por causa do frio

O número de doadores de sangue caiu cerca de 20% na última semana em todo o Estado de São Paulo, segundo a Secretaria da Saúde. A situação deve ficar ainda mais crítica nos meses de junho e julho, quando o frio aumenta e as férias escolares também contribuem para a redução.


Na última semana, os estoques do Hospital São Paulo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), sentiram os primeiros reflexos da queda da temperatura e ficaram em apenas 30% do volume considerado ideal.

Devido à redução, algumas cirurgias eletivas --que não são de urgência e emergência-- chegaram a ser canceladas no Hospital São Paulo e no Hospital do Rim e Hipertensão, que utilizam o mesmo banco de sangue.

"Tivemos que priorizar os procedimentos de emergência, porque o estoque teve uma queda aguda", afirma a chefe do banco de sangue do Hospital São Paulo, Maria Angélica Camargo.

As doações aumentaram no último fim de semana, mas ainda estão longe do ideal. Só o Hospital do Rim, que atende principalmente transplantes, necessita de oito a doze bolsas por dia.

"Neste período do ano os estoques ficam mais baixos, então precisamos intensificar a campanha para que os procedimentos não sejam prejudicados", diz José Medina Pestana, coordenador do setor de transplantes da Unifesp e diretor do Hospital do Rim.

Entre os tipos sanguíneos de Rh negativo as reduções costumam ser ainda mais significativas. "Eles são, geralmente, os primeiros a acusar uma diminuição importante", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede em São Paulo.

Além do inverno, os estoques de sangue costumam ter forte queda durante feriados prolongados e as festas de fim de ano.

Serviço - O Hemocentro do Hospital São Paulo fica na rua Botucatu, 620, Vila Clementino, zona sul de São Paulo. Confira aqui a lista completa com os locais de coleta de sangue em todo o Estado.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário