Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de julho de 2012

Nova ferramenta monitora mudanças químicas do cérebro em tempo real

Voltametria cíclica, com monitoramento neuroquímico durante sono profundo pode ajudar contra Parkinson, Tourette e Depressão

Pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, descobriram uma nova maneira de monitorar em tempo real as mudanças químicas que ocorrem no cérebro de pacientes submetidos à estimulação cerebral profunda (DBS). A novidade deve ajudar os médicos a utilizar DBS para tratar distúrbios de forma mais eficaz, tais como Parkinson, depressão e síndrome de Tourette.

A equipe usou a voltametria cíclica de rápida varredura (FSCV) para quantificar as concentrações de adenosina lançadas em pacientes durante o sono profundo. Os dados foram obtidos através de um neurotransmissor instantâneo sem fio sensível a concentração, um pequeno sensor neuroquímico implantado no cérebro do paciente. O aparelho, combinado com a FSCV, procura por transmissões e traduz essa informação para um laptop na sala de cirurgia. Esta foi a primeira vez que os investigadores utilizaram esta técnica em pacientes.

"Nós podemos aprender que neuroquímicos podem ser liberados na DBS, a estimulação neuroquímica, ou outro estímulo. Podemos basicamente aprender como o cérebro funciona", diz o autor do estudo, médico Su-Youne Chang, do Departamento de Neurocirurgia da Clínica Mayo. Conforme os pesquisadores, ao entender melhor como o cérebro funciona, eles podem prever as mudanças e responder antes que essas mudanças perturbem o funcionamento.

Os pesquisadores esperam usar a descoberta para criar um sistema DBS que possa responder instantaneamente a mudanças químicas no cérebro. Parkinson, síndrome de Tourette ou depressão, todos envolvem excesso ou deficiência de neuroquímicos no cérebro. A idéia é monitorar esses neurotransmissores e ajustá-los para níveis adequados.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário