Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de julho de 2012

São Luiz diminui tempo de espera com sistema próprio

Sistema Smart Track, desenvolvido internamente, reduziu para 50 minutos o tempo máximo de espera para o primeiro atendimento a pacientes de menor gravidade nos horários de picos

A Rede D’Or São Luiz implantou o sistema Smart Track, na unidade Anália Franco do São Luiz, Zona Leste de São Paulo. Após 30 dias de sua implantação, conseguiu reduzir para 50 minutos o tempo máximo de espera para o primeiro atendimento a pacientes de menor gravidade nos horários de picos. O tempo indicado para esse horário chegava a ser de 1h30.

O motivo que levou a unidade a implantar a solução foi o volume de atendimento. Com 20 mil pacientes por mês, nos dias e horários de maior movimento, os pacientes não graves, que representam 80% dos casos, podiam aguardar por até 4h para atendimento médico. É importante ressaltar que os 20% que apresentavam quadros de maior gravidade permaneceram com o atendimento adequado preservado como antes.

O desenvolvimento do Smart Track começa com deslocamento do médico para atender aos pacientes. No pronto-socorro, é feita uma primeira análise da situação do paciente, amenizando o número de pessoas que permanecem na sala de espera. Nele se concentra uma grande quantidade de pacientes com quadros menos graves – são até 60 novos pacientes por hora, principalmente nos períodos de maior fluxo.

De acordo com o diretor geral da Rede D’Or São Luiz, Rodrigo Gavina, o grande objetivo desse modelo é identificar, tratar e resolver as diversas condições clínicas dos pacientes. Ele conta que foi desenvolvido para a unidade um modelo exclusivo . E ressalta que foi possível oferecer atendimento num tempo menor, mesmo em horários em que isso parecia impossível pelo tamanho da demanda.

Para estabelecer o Smart Track, Gavina e sua equipe visitaram hospitais brasileiros, sulamericanos e norte americanos que utilizam diferentes modelos de atendimento de emergência. Fora do Brasil, nenhum dos hospitais apresentava a quantidade e característica dos atendimentos que hoje chegam às emergências dos hospitais da Rede D’Or.

Toda a equipe do Pronto-Socorro (médicos, profissionais de enfermagem, profissionais administrativos e áreas de diagnóstico e apoio) foi treinada, e a próxima área da unidade a adotar o modelo será o Pronto-Socorro Infantil. Nos próximos meses, as demais unidades da Rede D’Or também passarão a utilizá-lo.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário