Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de julho de 2012

Malhar duas vezes por semana oferece proteção contra o Alzheimer

Exercício melhora função cerebral de pacientes com deficiência cognitiva leve, condição precursora da doença degenerativa

Musculação duas vezes por semana melhora função cerebral de pacientes com deficiência cognitiva leve (MCI - sigla em inglês) - condição precursora do Alzheimer. É o que sugere estudo conduzido na University of British Columbia, no Canadá.

"Malhar duas vezes por semana pode ser uma estratégia promissora para alterar a trajetória de declínio cognitivo entre idosos", diz a líder do estudo Teresa Liu-Ambrose. "A MCI é uma janela crítica para intervenções contra o Alzheimer."

A pesquisa comparou efeitos de duas sessões semanais de musculação, exercícios aeróbicos e aulas de tonificação sobre a função cognitiva executiva em mulheres com idade entre 70 e 80 anos, com risco de MCI. O ensaio clínico randomizado foi realizado durante seis meses.

Comparado com a prática de exercícios aeróbicos e de tonificação, a musculação mostrou causar melhoras significativas na função cerebral dos voluntários. Resultados se baseiam na aplicação do Teste de Stroop e de uma tarefa de memória. A musculação também levou a mudanças funcionais em três regiões do cérebro envolvidas na memória. Em contraste, o grupo que praticava exercícios aeróbicos não demonstrou melhorias semelhantes.

No entanto, os pesquisadores descobriram que o treinamento aeróbico melhora o desempenho em uma diferente tarefa de memória, chamada Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey (RAVLT). "Sendo assim, ambos grupos de exercícios resultam em melhores pontuações em testes de memória, mas de diferentes tipos de memória. Mais pesquisas são necessárias para determinar os diferentes efeitos destes dois tipos de treinamento", conclui a pesquisadora envolvida no projeto Lindsay Nagamatsu.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário