Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de julho de 2012

Frângula

Resumo
Frângula: planta medicinal com efeito laxante, indicada em caso de prisão de ventre, pode ser encontrada em forma de extrato, comprimidos estandarizados ou xarope.

Observações
Planta interessante para tratar a prisão de ventre ocasional ou crônica. Trata-se de um laxante irritante, portante utilize conforme a indicação de um especialista.

Nomes
Nome em português: Frângula
Nome latim: Rhamnus frangula L. (=Frangula alnus)
Nome inglês: black alder, dog wood
Nome francês: Bourdaine, bois à poudre
Nome alemão: Faulbaum

Família
Rhamnaceae (Ramnácea)

Constituintes
Derivados hidroxiantracênicos (glucofrangulinas: glicosídeos de antraquinonas), flavonóides, taninos.

Partes utilizadas
Casca seca (não consumir a casca fresca)

Efeitos da frângula
Laxante estimulante do peristaltismo intestino grosso.

Indicações da frângula
Prisão de ventre ocasional ou crônica, hemorróidas, tosse produtiva.

Atenção! Assim como com quase todos os laxantes, não é aconselhado utilizar em um longo prazo (os constituintes, os derivados antracênicos encontrados nesta planta podem ser irritantes para o sistema gastrointestinal) com risco de haver perda de eletrólitos (minerais, ....). Converse com o seu médico ou farmacêutico para obter orientações sobre a causa da prisão de ventre, se ela durar várias semanas. Cada vez mais pessoas acreditam sofrer de prisão de ventre quando não vão uma vez por dia ao banheiro, porém isso pode ser normal, já algumas pessoas vão ao banheiro uma vez a cada cinco dias, e isso sim pode ser considerado prisão de ventre.

Efeitos secundários
Perda de eletrólitos (minerais como o potássio,...), cólicas na região gastrointestinal, preguiça intestinal,....Queira ler a bula dos medicamentos.

Contra-indicações
Inflamações intestinais agudas (por. ex doença de Crohn), em caso de constipação em um longo período; gravidez, amamentação,... Queira ler a bula dos medicamentos.

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de frângula
- Xarope de frângula

- Extrato de frângula

- Decocção de frângula (mais concentrada que a infusão de frângula)

- Infusão de frângula (ou chá de frângula)

Onde cresce a frângula?
A frângula cresce na Europa e na América do Norte.

Quando colher a frângula?
As cascas de frângula são colhidas geralmente no final da primavera - início do verão e então guardadas durante um ano, antes de serem consumidas.

Fonte Criasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário